Estatística para concursos: 3 principais conceitos para estudar

O tema pode surgir de várias maneiras nos certames, além de provas de vestibulares

A estatística é uma matéria da matemática muito cobrada em diversos concursos públicos para vários níveis de formação.

Além disso, vê-se inúmeras questões do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e dos vestibulares de todo país abordando a disciplina.

Desse modo, vale ficar ligado em alguns conceitos referentes a esse assunto. Afinal, todo ponto a mais pode levar você à aprovação!

Média aritmética

Um dos assuntos de estatística que mais caem em concursos é a média aritmética.

Em síntese, pode-se dizer que a média é a soma de todos os elementos, dividida pela quantidade de todos os elementos adicionados.

Veja este exemplo prático:

Em um conjunto de dados, tem-se {2,6,8,2,8,2,4,8}

A soma total de todos números é 40. Dado que temos 8 elementos, deve-se dividir 40 por 8. O resultado é 5, ou seja, significa que a média aritmética do conjunto é igual a 5.

Mediana

A mediana representa o valor central de um conjunto de dados. Encontra-se através de uma sequência de valores ordenados, sendo o valor central dessa sequência.

Vamos ver alguns exemplos práticos:

Vamos demonstrar um conjunto de dados, em forma crescente, veja: {1,2,2,4,6,8,8,9,10}. Desta forma, podemos dizer que a mediana é o número 6, visto que ele encontra-se 4 elementos antes dele e 4 elementos depois.

Veja mais um exemplo, contando com um número a mais no conjunto: {1,2,2,3,3,5,8,8,9,10}. Aqui vemos, o número 3 e o número 5 bem no meio do conjunto.

Para chegar a mediana, deve-se somá-los e dividi-los por dois, isto é, 3+5 = 8/2 = 4. Portanto, a mediana encontrada é 4.

Moda

De maneira simples e resumida, a moda é o elemento que mais se repete em um conjunto de dados. Ou seja, aparece com maior frequência ou pode se dizer que é o valor mais comum em um conjunto de dados.

Desta maneira, dá uma olhada nesse exemplo simples e prático.

{2,6,8,2,8,1,4,8,10}, o número que mais se repete no conjunto é o 8, citado três vezes.

E então, você já tinha uma base sobre estatística? Confira no edital se matemática está entre as matérias cobradas. Independente disso, é bacana conhecer melhor o assunto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.