Bolsa Família volta em uma semana. Veja dicas do que fazer até lá

Oficialmente, pagamentos do Bolsa Família serão retomados daqui a exatamente uma semana. Veja detalhes sobre os repasses

Daqui a exatamente uma semana, o governo federal estará retomando os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Os dados oficiais da liberação ainda não foram divulgados pelo Planalto, mas a expectativa é de que pouco mais de 21 milhões de famílias recebam o saldo em suas contas neste mês de novembro.

Nos próximos sete dias de espera, os usuários podem tomar algumas atitudes para evitar maiores problemas. Abaixo, listamos algumas dicas dadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social para que o usuário não seja surpreendido a partir da próxima sexta-feira (17).

Dicas a uma semana do Bolsa Família

  • Consulte o app

A expectativa do governo federal é começar a atualizar as informações do app do Bolsa Família já a partir desta sexta-feira (10). É importante que o cidadão consulte as suas informações pessoais antes dos pagamentos. Caso ele tenha sido bloqueado ou cancelado, por exemplo, ele poderá agir com mais rapidez para tentar reestabelecer os seus pagamentos.

Bolsa Família volta em uma semana. Veja dicas do que fazer até lá
App do Bolsa Família pode ser baixado gratuitamente. Imagem: Reprodução
  • Confira o calendário

Como dito, as liberações do Bolsa Família serão retomadas no próximo dia 17 de novembro. Contudo, nem todo mundo vai receber o saldo nesta data. É importante consultar o calendário oficial de pagamentos para saber qual é o dia exato do seu recebimento e se programar da melhor maneira possível.

  • Fique atento ao noticiário

Nos próximos sete dias, também é muito importante atentar para o noticiário. O Ministério do Desenvolvimento Social deverá divulgar novas informações sobre pagamentos, valores e antecipações. Ao se informar, você poderá evitar problemas maiores em relação ao seu perfil no programa.

  • Não acredite em vantagens milagrosas

Outra dica importante é não acreditar em vantagens milagrosas que são compartilhadas em redes sociais. O governo federal não vai antecipar os pagamentos do Bolsa Família para antes do dia 17 para nenhum grupo. Assim, a dica é não acreditar em nenhum link que indique esta promessa.

“Meu aplicativo não foi atualizado”

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, é natural que as informações sobre os repasses de novembro do programa social não estejam incluídas no aplicativo.

Isso ocorre porque ainda não houve um processamento da folha de pagamentos do Bolsa Família para este mês de novembro para todas as pessoas.

Considerando o ocorrido nos meses anteriores, é possível afirmar que a atualização das informações do cadastro só devem estar disponíveis ao grande público a partir deste dia 10 de novembro, mas de uma forma escalonada.

Datas do Bolsa Família

Mas mesmo que os dados de novembro ainda não estejam atualizados no app, o fato é que os usuários do programa social já podem conferir as datas dos pagamentos do benefício social em suas contas. Ainda no início deste ano, o governo federal divulgou o detalhamento completo de pagamentos do Bolsa Família para 2023.

Como dito, em novembro os repasses serão iniciados no próximo dia 17, e seguem normalmente até o dia 30, sempre tomando como base o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário.

Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos de novembro do Bolsa Família:

  • NIS terminado em 1: 17 de novembro;
  • NIS terminado em 2: 20 de novembro;
  • NIS terminado em 3: 21 de novembro;
  • NIS terminado em 4: 22 de novembro;
  • NIS terminado em 5: 23 de novembro;
  • NIS terminado em 6: 24 de novembro;
  • NIS terminado em 7: 27 de novembro;
  • NIS terminado em 8: 28 de novembro;
  • NIS terminado em 9: 29 de novembro;
  • NIS terminado em 0: 30 de novembro.

Não estou no Cadúnico. Conseguirei receber?

Se você ainda não faz parte do Cadúnico do governo federal, as chances de receber o Bolsa Família ainda neste mês de novembro são muito baixas. Fazer parte do Cadastro Único é uma das exigências mais básicas do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.

Mas ainda há tempo de entrar no Cadúnico e receber o saldo na próxima semana? Também é provável que não. Como dito, o Ministério do Desenvolvimento Social está concluindo o processamento da folha de pagamentos de novembro nesta semana.

Assim, é pouco provável que uma inscrição realizada nesta semana, seja atualizada, e o governo selecione este perfil para entrar no Bolsa Família nos próximos dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.