Entenda o pensamento de Immanuel Kant para o ENEM!

Entenda o pensamento de Immanuel Kant para a prova do ENEM!  

A prova de humanas do ENEM é conhecida por abordar questões complicadas sobre Filosofia.

Entre os pensadores que mais aparecem nas perguntas está Immanuel Kant, importante filósofo.

Dessa maneira, é crucial que você entenda o seu pensamento para garantir um bom desempenho na prova de humanas do ENEM.

Assim, o artigo de hoje vai trazer um resumo sobre os principais tópicos dentro do pensamento kantiano.

Quem é Imannuel Kant?

Immanuel Kant (1724-1804), alemão, foi um dos filósofos mais importantes e influentes de sua época.

Suas ideias e pensamentos serviram de inspiração para outros importantes filósofos como Marx e Hegel. Além disso, seus ensinamentos tiveram uma grande influência no Direito Internacional, na Sociologia e na pedagogia.

Formado em Teologia e doutorado em Filosofia, desde muito cedo Kant já ficou conhecido por escrever tratados sobre Filosofia, Ciências e religião.

Ademais, Kant foi responsável por promover uma nova teoria do conhecimento, denominada de idealismo transcendental. Junto a isso, fundou uma corrente crítica, o criticismo, através do qual buscava delimitar os limites do conhecimento humano.

Filosofia de Kant

Immanuel Kant criou uma espécie de teia de conceitos cuja finalidade era a de explicar que o conhecimento é adquirido através da percepção “coisa em si”, como ele denominou.

Essa percepção trata-se da intuição e da racionalidade que, juntas, proporcionam um conhecimento ao homem por meio da relação de conceitos com os dados da percepção.

Na moral, Kant fundou a metafísica dos costumes, uma teoria cujo objetivo é o desfazer qualquer relativismo moral através de leis morais universais. Para ele, há um dever em cumprir estritamente às leis morais.

Na política, expressou sua ideia por meio de sua obra “A Paz Perpétua”, onde elaborou um Tratado que garantia o respeito aos Direitos Humanos e a paz entre as nações.

Principais pensamentos de Immanuel Kant

Um dos principais pensamentos é do iluminismo, cuja respectiva iluminação através do conhecimento era capaz de formar uma mente autônoma.

Outro pensamento por ele elaborado dialoga sobre o idealismo transcendental, utilizado para fins de entendimento sobre o conhecimento humano, baseado no juízo analítico, sintético e estético.

Como já mencionado, há o criticismo, a fim de estabelecer limites do conhecimento humano. Resumidamente, nada mais é do que uma espécie de exercício filosófico intenso, promovendo uma crítica à própria filosofia.

Por fim, ele criou a ideia do imperativo categórico, que afirma que toda ação, em qualquer situação, deve estar correta.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.