Enem: elementos que não podem faltar em uma redação nota 1000

A redação é uma das provas mais temidas pelos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois exige atenção a diversos detalhes, como a escrita formal da língua e a mobilização de conhecimentos de caráter sociocultural. Além disso, a redação do Enem pode valer até mil pontos. Portanto, a nota tem muito peso na seleção de candidatos para diversos cursos do ensino superior.

Desse modo, é de suma importância se preparar com antecedência para realizar a prova, lembrando dos elementos que não podem faltar para obter uma boa nota. Por isso, lembramos abaixo os elementos que não podem faltar em uma redação nota 1000.

Elementos indispensáveis para a redação do Enem

Em primeiro lugar, para garantir uma boa nota, o candidato deve ter muita atenção à escrita. A primeira das competências que servem como critério de correção exige o domínio da norma culta do português. Desse modo, a pontuação, a acentuação das palavras e demais aspectos gramaticais devem estar impecáveis.

Em seguida, a segunda competência diz respeito à compreensão do tema da redação, bem como a obediência ao tipo textual exigido, o dissertativo-argumentativo. Então, o segundo elemento que não pode faltar é o conhecimento sobre diversas áreas do saber. Aqui o estudante precisa mobilizar o que foi aprendido nos livros, filmes, séries etc.

A organização das informações mobilizadas é o terceiro elemento fundamental para escrever uma redação nota 1000 no Enem. A terceira competência exige que o candidato selecione, organize, interprete e relacione os dados, informações, fatos e opiniões em prol do ponto de vista defendido. Nesse caso, é preciso desenvolver bem cada argumento.

O quarto elemento é a coesão. Além de ser coerente, a redação precisa ter coesão. Para tanto, é crucial fazer bom uso de conectores, como pronomes, por exemplo. Usar sinônimos é também uma boa opção para evitar a repetição de palavras. Lembre-se que é preciso usar conectores não só dentro dos parágrafos, mas também entre eles.

Por fim, a quinta competência estabelece que a solução para o problema é um elemento crucial. A ausência da proposta de intervenção pode zerar toda uma competência, ou seja, a redação pode perder 200 pontos. Então, pense bem ao concluir a redação. A proposta de intervenção deve estar de acordo com o ponto de vista apresentado. Além disso, deve conter cinco elementos: ação, agente, modo, efeito e detalhamento.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.