Enem e vestibular: Conceito de alegoria

Uma alegoria é a estratégia retórica de estender uma metáfora por uma narrativa inteira . Portanto, é uma descrição, ilustração, analogia ou comparação mais longa do que um símile ou metáfora.

Em uma alegoria, quaisquer objetos, pessoas e ações no texto são parte dessa grande metáfora e equivalem a significados que estão fora do texto. As alegorias contêm muito simbolismo.

Conceito de alegoria

  • Alegorias são metáforas estendidas ao longo de um texto, tornando cada personagem, cena e símbolo parte de um todo maior.
  • O simbolismo é a chave nas alegorias; as histórias são ricas em símbolos que apoiam a mensagem mais ampla.
  • As alegorias em uma parábola podem servir como ferramentas de ensino sobre conceitos espirituais.
  • Para um autor, usar o recurso literário de uma alegoria pode apresentar suas opiniões sobre um grande tópico ou tema de uma maneira menos didática do que apenas explicá-los.
  • O uso da forma literária alegórica remonta aos tempos antigos e à tradição oral, mesmo antes de as histórias começarem a ser escritas.
  • A etimologia da palavra vem da palavra grega  allegoria, que significa “descrição de uma coisa sob a imagem de outra”. Sua forma de adjetivo é  alegórica . Exemplos de alegoria’

Alegoria da Caverna’ de Platão

Na ” Alegoria da Caverna “, Platão descreve a diferença entre pessoas iluminadas e aqueles que não veem a verdadeira realidade, em “A República”.

Ele retrata os não iluminados como aqueles acorrentados em uma caverna observando as sombras, “como a tela que os jogadores de marionete têm diante de si, sobre a qual mostram os bonecos”, sem saber que o que veem diante deles não é como o mundo realmente é. Eles não sabem nada sobre tantos outros aspectos do mundo, nem mesmo a grama ou o céu.

‘Revolução dos Bichos’ de George Orwell

O famoso romance alegórico de George Orwell, “Revolução dos Bichos” (que até foi retratado como um desenho animado), está na superfície sobre uma fazenda, com os animais como personagens.

Em um nível mais profundo, a trama e os personagens representam a ascensão do Partido Comunista na Rússia no início do século XX. Os eventos da história se correlacionam com eventos históricos. Também poderia ser visto como um comentário sobre como o totalitarismo surge também em um sentido mais geral.

Não deixe de ler também – 5 dicas de literatura infantojuvenil para ensino fundamental

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.