Encceja: 5 dicas para mandar bem na prova de Língua Portuguesa

Realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um dos meios para estudantes obterem os certificados do ensino fundamental e do ensino médio. De acordo com o Ministério da Educação, o objetivo é de avaliar o conhecimento de jovens e adultos que voltaram a estudar em uma idade já avançada por não conseguirem se formar no tempo adequado.

O exame conta com provas de áreas do conhecimento presentes na educação básica, como a disciplina de Língua Portuguesa, por exemplo. Além da prova de redação, os estudantes devem responder a 30 questões objetivas de português e, para muitos, essa é uma das matérias mais difíceis. 

Por isso, apresentamos abaixo algumas dicas de como mandar bem na prova de Língua Portuguesa do Encceja. Confira abaixo!

1. Foque na interpretação de textos

Em primeiro lugar, a nossa dica é esrtudar a interpretação de texto. A prova de português do Encceja apresenta diversas questões que envolvem a interpretação de textos, além dos aspectos formais da língua. Desse modo, é comum encontrar algum textos literários e obras de diversos gêneros e tipos. Para mandar bem nessas questões, o ideal é treinar a intepretação de textos variados. É preciso compreender a função e a intenção dos textos, bem como a organização e a estrutura dos diferentes gêneros.

2. Estude a gramática do português

A depender do nível, a cobrança de gramática pode ser mais ou menos direta na prova. De modo geral, costuma aparecer em relação à leitura e à interpretação dos textos. Desse modo, é preciso conhecer bem a gramática da língua, de acordo com o nível de certificação que você deseja. Portanto, é possível se deparar com os seguintes tópicos: sintaxe, composição das palavras e variação linguística, entre outros.

3. Produza textos

Treinar a escrita de textos, além de ajudar muito na prova de redação, ajuda o estudante a se preparar melhor para a prova de português. Ao produzir textos, você precisará mobilizar diversos conhecimentos sobre a língua, seja quanto a questões gramaticais, seja quanto à estrutura de um texto. Desse modo, criar familiaridade com a escrita do português pode ajudar você a mandar bem até nas questões objetivas.

4. Leia mais 

Como já mencionado, a interpretação de textos é uma das maiores cobranças da prova de Língua Portuguesa no Encceja. Desse modo, aumentar o número de leituras no dia a dia de estudos pode ser uma boa forma de se preparar para o exame. Portanto, leia mais e leia textos diversos, desde textos literários até notícias de jornais virtuais. Após a leitura faça o exercício de explicar para você mesmo em voz alta ou para outra pessoa o que você acabou de ler.

5. Responda provas de edições anteriores do Encceja

Por fim, treine em provas do Encceja de anos anteriores. Respondendo provas antigas, você irá se familiarizar com o tipo de enunciado e não irá se surpreender com a maneira de apresentação dos assuntos. Além disso, será mais simples de perceber o tópico central de casa enunciado.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja 5 livros para conhecer Clarice Lispector e as suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.