Ditadura Militar de 1964: o que você sabe sobre esse evento?

A Ditadura Militar de 1964: tudo o que você precisa saber!

A Ditadura Militar que se iniciou em 1964 representa um importante período da história brasileira.

Dessa forma, é muito provável que esse evento apareça nas questões de história de alguma prova que você irá fazer, principalmente provas de vestibulares.

Assim, é fundamental dominar os principais tópicos dentro desse assunto. E é justamente por isso que o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo o que você precisa saber sobre a Ditadura Militar de 1964.

A Ditadura Militar de 1964 

Período da história brasileira que durou entre 1964 e 1985, a Ditadura Militar teve início após um Golpe de Estado organizado por militares e civis.

O período teve fim com Tancredo Neves sendo o primeiro presidente eleito democraticamente após 64. 

Golpe de 1964 

O Golpe de 64 teve início em 31 de março e se concretizou em 2 de abril com o golpe parlamentar. O objetivo foi a derrubada de João Goulart e seu projeto trabalhista, que visava o desenvolvimento e bem-estar social. 

Ditadura Militar: Presidentes Militares 

Com 21 anos de duração, a Ditadura Militar teve cinco presidentes eleitos por eleições indiretas, ou seja, sem participação popular.  

  • Humberto Castello Branco (1964 – 1967) 
  • Artur Costa e Silva (1967 – 1969) 
  • Emílio Gastarrazu Médici (1969 – 1974) 
  • Ernesto Geisel (1974 – 1979) 
  • João Figueiredo (1979 – 1985). 

Ditadura Militar: Principais Acontecimentos 

Marcada por prisões arbitrárias, tortura, atentados com bombas, desaparecimento de cadáveres e execuções, a ditadura decretava os Atos Institucionais, AI, que davam base que ações cometidas pelo governo. 

O AI-1, permitia a prisão de pessoas de maneira arbitrária e o expurgo do serviço público. Foi o primeiro Ato que permitia a repressão, independente do local ou da pessoa. AI-2, retirou o direito da escolha do presidente pela população. 

Já o AI-3, por sua vez, estabeleceu a política bipartidária no país. 

O AI-4 também foi decretado pelos governantes. Ele permitiu a discussão de uma nova Constituição para o país.

No entanto, o AI-5 foi o que causou maior impacto para o país. Isso porque, ele ocasionou o fechamento do Congresso. Além disso, com o AI-5 iniciou-se a intervenção em estados e municípios, a cassação política, a demissão de funcionários públicos e a suspensão do direito ao habeas corpus. 

Outro fator que marcou o período, além da repressão através dos Atos Institucionais, foi a tortura. Praticada de maneira indiscriminada, o principal alvo eram opositores do governo.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.