Dinâmica da Crosta Terrestre: rochas e estruturas geológicas

Dinâmica da Crosta Terrestre: vai estar na sua prova!

O que você sabe sobre a crosta terrestre e as suas dinâmicas?

A dinâmica da crosta terrestre é um grande tópico da Geografia e que também possui alguns tópicos dentro dele. É muito comum aparecerem questões no ENEM e na segunda fase de vestibulares sobre as principais características da crosta.

Por isso, o artigo de hoje trouxe tudo aquilo que você precisa saber para alcançar um bom desempenho na prova de geografia!

Dinâmica da Crosta Terrestre: O início

Nenhuma teoria consegue explicar com fidelidade uma das principais perguntas feitas pelo ser humano em sua história: De onde viemos?

Atualmente a teoria mais aceita é a do Big Bang, que afirma que o início do Universo se deu de 10 a 15 bilhões de anos, após uma grande explosão causada pela atração de todas as partículas existentes em uma só. Assim, essa única partícula, em dado momento, não suportou a pressão e gerou a expansão de todas as partículas.

Também é importante ressaltar que a Terra foi formada há 4,6 bilhões de anos.

Vamos ver agora alguns dos tópicos que se inserem dentro da formação da crosta do nosso planeta.

Dinâmica da Crosta Terrestre: tipos de rochas

Rocha é todo o material que compõe a crosta terrestre, exceto água e gelo, podendo ser formada por um único mineral ou por um agrupamento desses.

Existem três tipos de rochas:

1) Sedimentar: Quando é resultado da deposição de fragmentos de outras rochas (desagregadas e transportadas  pela ação do  vento, água, geleiras ou pela gravidade), formada a partir da decomposição química de uma rocha pré-existente ou, ainda, do acúmulo de detritos orgânicos.  Exemplo: Arenito (Clástica) e Calcário (Química).

2) Ígneas (Magmáticas): Formadas a partir do  resfriamento do material  magmático. Elas podem ser intrusivas ou extrusivas.

  • Intrusivas: aquelas que são  fruto  de um lento  resfriamento no interior da crosta. Exemplo: Granito.
  • Extrusivas: aquelas que possuem uma rápida solidificação na  superfície terrestre.  Exemplo: Basalto.

3) Metamórficas: As rochas metamórficas formam-se a  partir da  extrema exposição à pressão e temperatura. Exemplo: Granito(Magmático) forma Gnaisse; Calcário (Sedimentar)forma Mármore.

Dinâmica da Crosta Terrestre: estruturas geológicas

A litosfera possui uma grande diversidade de formação. As suas estruturas se dividem em 3 tipos:

Escudos Cristalinos: estrutura mais antiga, sendo composta de rochas ígneas ou metamórficas, possuem elevadas riquezas minerais, como ferro, ouro, prata. Geralmente são regiões estáveis tectonicamente.

Bacias Sedimentares: são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras recobrem cerca de 70% do relevo terrestre. uma grande quantidade de fósseis e até petróleo.

Dobramentos Modernos: formações geológicas consideradas recentes, cujo início ocorreu na era Cenozóica, no período Terciário (há cerca de 250 milhões de anos). São resultantes das ações do tectonismo, geralmente do choque ou conflito entre duas placas tectônicas. Essas formações são originárias das grandes cadeias de montanhas da Terra, como a Cordilheiras dos Andes (América do Sul) e a Cordilheira do Himalaia (Ásia), onde se encontra a montanha mais elevada do planeta, o Everest.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.