Dicas para se concentrar nos estudos

Para muitos estudantes, manter a concentração na hora de estudar é um grande desafio. No entanto, a preparação para prestar um concurso ou vestibular requer muita dedicação e força de vontade. Principalmente porque, com a concorrência cada vez maior, ter um bom desempenho acadêmico se torna fundamental para garantir um espaço no mercado profissional.

É preciso manter o foco e estudar com eficiência para obter um bom aproveitamento. Veja, então, algumas dicas que vão ajudar a manter a contração nos estudos.

Invista num cursinho preparatório

Em primeiro lugar, se tiver dentro do seu orçamento, procure um curso preparatório, seja presencial ou on-line. Com um curso é possível receber um suporte de conteúdos e informações que vão agregar aos estudos. Isso ajuda o estudante a desenvolver um cronograma e a se manter concentrado no seu objetivo.

Crie um plano de estudos

Organização é fundamental para quem quer se sair bem. Seja no cursinho ou em casa, é preciso ter tarefas bem definidas e planejar com cuidado cada etapa. Então, crie uma lista personalizada com suas demandas de cada matéria e depois determine a melhor hora do dia para colocá-las. Fazer isso vai ajudar a não deixar nenhuma disciplina importante de fora.

Descanse antes de estudar assuntos complexos

Não é prudente estudar assuntos mais difíceis quando seu corpo e seu cérebro estão esgotados, pois é mais difícil de se concentrar. A exaustão compromete a absorção das informações e o rendimento do estudante. É muito mais difícil manter a atenção quando se está cansado. Nesse sentido, uma dica é identificar em qual momento do dia seu corpo é mais produtivo.

Faça anotações e revise-as

Por fim, quando assistir uma aula, faça anotações e registre os tópicos importantes e pontos chave que podem servir para consulta posteriormente. Se achar necessário, faça um breve resumo ou fichamento. Isso contribui para a compreensão do assunto com mais facilidade. Periodicamente, revise as informações que anotou.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.