Dicas para estudar matemática para qualquer meta

Vai prestar concurso? Vestibular? ENEM? Está na escola ou na faculdade? Bom, em qualquer caso essas estratégias podem te ajudar!

Não importa em que estágio da vida escolar ou acadêmica que você esteja, estudar matemática é uma daquelas tarefas que parece mais difícil do que realmente é.

A parte mais difícil sobre o estudo da matemática é saber quais são os métodos mais eficazes e como se preparar para responder a qualquer pergunta possível para cada tópico.

Afinal, trata-se de uma matéria que surge na escola, em vestibulares, concursos públicos, no ENEM, além de muitos cursos de graduação. Não se esquecendo também de que a matemática faz parte da vida cotidiana.

Portanto, o que acha de de conhecer dicas para estudar matemática que irão prepará-lo para qualquer questão de matemática que surgir no seu caminho? Acompanhe!

1. Conheça o básico da matemática

Matemática é uma daquelas matérias que realmente aumentam de ano para ano. Contudo, mesmo aquelas habilidades simples que você aprendeu no ensino fundamental voltam a assombrá-lo quando se prepara para um vestibular ou concurso, por exemplo.

Desse modo, nada mais importante  do que saber pelo menos o básico antes de começar a tentar aprender conteúdos mais complexos. De forma geral, um conhecimento mais simples fornece uma base sólida de compreensão de um conteúdo mais difícil e avaliável.

2. Familiarize-se com todas as fórmulas

Independentemente de saber se uma fórmula será pedida ou não na prova, é essencial conhecer quais existem e para que servem cada uma delas. Afinal, assim que você bater o olho na questão poderá aplicar a fórmula exata, melhorando suas chances de acerto.

Flashcards são ótimos exemplos de como você pode decorar as fórmulas e o seu uso na matemática.

Lembrando que fórmulas também surgem em demais disciplinas, como: Física no ENEM: Macetes para decorar as principais fórmulas

3. Treine em provas anteriores

Quando estiver super familiarizado com todo o conteúdo, sente-se e treine em provas anteriores. A melhor dica, a saber, é tratar isso como se fosse um simulado. Coloque um cronômetro com o horário real da sua futura prova, esconda celular e esteja sozinho concentrado.

Isso lhe dá a oportunidade de praticar a matemática sob um pouco de pressão. Mesmo que de uma forma mais leve, recriar esse sentimento, poderá treinar sua mente para funcionar bem nas condições do exame, em vez de ficar em branco assim que ver a pergunta. Confie em nós, funciona!

Dica bônus para estudar matemática

Lembre-se que estudar matemática se resume em praticar, praticar, praticar.

Memorizar os temas não ajudará muito se você não souber como aplicar as técnicas e fórmulas a uma questão de exame real, então gaste menos tempo anotações de matemática e mais tempo com provas anteriores. É aí que você realmente fará a diferença em seus resultados.

Leia também – Matemática: 6 dicas eficientes para estudar a disciplina

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.