Dicas de estudo para alunos do ensino médio

Ingressar no ensino médio significa estar a um passo da formação na educação básica. Quando os três anos terminarem, os alunos poderão escolher o que vão fazer de sua vida acadêmica e / ou profissional.

Selecionamos algumas dicas que podem ajudar bastante estudantes do ensino médio a se organizarem com as aulas e se darem bem no aprendizado.

Aprendendo a ser pontual

Os alunos bem-sucedidos entendem a importância de assumir o controle de seu tempo, sozinhos. Pontualidade é essencial para essa fase do ensino, apesar de ser uma das maiores dificuldades dos adolescentes, assim como de seus pais.

A pontualidade surge como necessária no cumprimento dos horários escolares, da entrega de trabalhos, de provas, etc.

Usando um cronômetro para estudar em casa

A gestão do tempo também é importante quando se trata de fazer as tarefas individuais em casa. No ensino médio normalmente há trabalhos mais aprofundados de diversas matérias, assim como seminários e provas com mais conteúdos do que o ensino fundamental.

Portanto, controlar seu ritmo usando um cronômetro pode ser bacana para não procrastinar e entregar tudo a tempo.

Estudo com pausas: Conheça o método pomodoro e suas vantagens

Crie anotações das aulas

É muito importante estabelecer boas habilidades de criar anotações de suas aulas, principalmente aquelas que te dão ‘arrepios’. Ou seja, capriche nas matérias mais difíceis para você.

Aprendendo sobre estilos de aprendizagem

Os estilos de aprendizagem são mais importantes para alguns alunos do que para outros, mas a única coisa que um questionário de estilo de aprendizagem pode lhe dizer é que tipo de estratégia ativa de estudo pode funcionar melhor para você.

Você pode aprender melhor lendo em voz alta e ouvindo gravações (auditivas) ou então desenhando ícones e desenhos em suas anotações de estudos (tátil e visual). Quanto mais acrescenta métodos de aprender, mais reforça os conceitos em seu cérebro.

Organizando seu material do ensino médio

Às vezes é difícil lembrar quais itens levar para a escola, os materiais de estudo em casa, assim como os livros que precisa ser a tempo, por exemplo. Se você apostar em organizadores, como os post-it coloridos, pastas, marca textos, enfim, vai se organizar melhor.


E então, o que achou das dicas? O ensino médio é uma das fases da educação que mais exigem disciplina, pois a partir dela que os estudantes partes para decisões importantes para a vida adulta.

Leia outro artigo interessante – LinkedIn: Como usar a rede social ainda no ensino médio

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.