Dicas de português: O uso dos demonstrativos “este” e “esse” na redação do Enem

É comum na oralidade passar despercebido o uso inadequado dos pronomes demonstrativos “este” e “esse”. No entanto, na escrita, muitos têm dúvida de como usar corretamente esses pronomes.

Além disso, em exames como o Enem, que exige o uso da norma padrão na escrita da redação, é necessário ter atenção para articular o texto adequadamente, garantindo, assim, uma boa nota na sua redação.

Nesse sentido, é preciso entender para que servem os demonstrativos “este” e “esse” e os seus derivados (desse, disso, isso, desta, disto, esta, isto).

Esses pronomes podem ser usados na fala ou no texto escrito para fazer referência a um outro termo estabelecendo uma relação que pode ser espacial, temporal ou referente ao discurso. 

Em se tratando da localização espacial, da pessoa ou do objeto, temos que esteesta, ou isto devem ser usados para se referir a um objeto que está perto da pessoa que fala (1ª pessoa):

  • Preciso entregar este texto que estou escrevendo ainda hoje.

Já esseessa e isso se referem a um objeto ou coisa que está perto da pessoa que ouve, ou seja, da 2ª pessoa do discurso:

  • Achei muito bonito esse anel na sua mão esquerda, Maria.

Usos em textos escritos

Em textos escritos, é preciso ainda ter atenção para o caráter anafórico e catafórico dos pronomes. A catáfora se trata de um termo introdutório de outra palavra ou informação. Logo, se refere a algo que ainda será explicitado no texto, que ainda não está presente.

Por sua vez, a anáfora é o oposto pois retoma algo que já foi dito. Desse modo, os temos anafóricos são aqueles que fazem referência a um termo anteriormente mencionado no texto.

Enquanto “este” é um pronome catafórico, “esse” é um pronome anafórico. Ou seja, o primeiro introduz algo no texto e o segundo retoma algo já dito no texto.

Veja exemplos:

  • A lei se inspirou no Movimento Escola sem Partido. Esse movimento político foi criado em 2004.
  • Preciso fazer estas coisas: estudar, trabalhar e treinar.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Leia também 5 dicas do que fazer antes da sua prova.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.