Dicas de Português: Acerca de, a cerca de ou há cerca de

Exames importantes como  vestibulares, concursos ou mesmo a prova de redação do Enem exigem dos candidatos uma escrita dissertativa sem defeitos. Desse modo, errar a escrita de uma palavra ou de uma expressão pode pegar muito mal e prejudicar a nota final.

Algumas expressões, por compartilharem a mesma pronúncia ou pronúncias semelhantes, acabam gerando dúvidas no momento da escrita. É o caso de “acerca de”, “a cerca de” e “há cerca de”. Na fala, são muito semelhantes, mas têm significados bem distintos e essa distinção deve ser feita na escrita.

Qual a diferença entre as expressões e como usá-las?

A expressão acerca de significa “a respeito de”. Nesse sentido, deve ser usada quando se fala “sobre” algo. Como nos exemplos abaixo:

Estávamos falando acerca de política.

Ela não quis saber nada acerca do que aconteceu.

Estava pensando acerca de todas essas questões sociais.

Já a expressão a cerca de indica uma ideia de proximidade. Então, podemos escrever desse modo quando o significado da expressão na frase é “perto de”, “aproximadamente”, “próximo de”. Veja alguns usos:

Estávamos a cerca de 150 km de Salvador quando conseguimos contato.

A vítima foi abandonada a cerca de 100 metros do local.

Por fim, há cerca de apresenta um verbo em sua constituição, o verbo haver. Nesse sentido, indica tempo decorrido. Assim,  a expressão pode ser substituída, por exemplo, por “desde aproximadamente” e “faz aproximadamente”:

De acordo com o padre, ele não se confessa há cerca de um ano.

Fui a uma festa incrível há cerca de um mês.

Ele se mudou para São Paulo há cerca de 3 anos.

É necessário estar bastante atento ao contexto semântico e sintático ao usar cada uma dessas expressões para evitar cometer algum equívoco.

Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver cursos on-line gratuitos.
Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.