Dicas de poemas para ler com crianças

Incentivar o hábito de leitura nem sempre é fácil na fase da infância. No entanto, é de suma importância buscar despertar nas crianças o gosto pela leitura. Há comprovação científica dos benefícios da leitura nos anos de desenvolvimento da criança, bem como na vida adulta também. 

Entre os benefícios da leitura temos o estímulo da criatividade, a melhora na escrita e o estímulo da imaginação. Além disso, criar o hábito de leitura não somente como obrigação, mas também como fonte de diversão pode ajudar a criança a ter uma melhor relação com o aprendizado formal, que exige tantas leituras ao longo da vida.

Uma boa dica para cativar a atenção dos pequenos para a leitura são os poemas. Esse gênero lírico tem entre suas características o jogo de sons e de imagens. Desse modo, é fácil cativar as crianças com uma leitura de um texto melodioso e com boa sonoridade. Por isso, selecionamos alguns textos. Confira abaixo!

Poemas para ler com crianças

Muitos escritores brasileiros de renome dedicaram parte de sua carreira à escrita de obras voltadas para o público infantojuvenil. Alguns desses escritores são Cecília Meireles, Ruth Rocha e Vinicius de Moraes. Apesar de muito conhecidos, as obras infantis desses autores nem sempre têm o mesmo alcance. Mas muitos de seus poemas podem conquistar a atenção das crianças.

Entre os textos de Ruth Rocha, destacamos os poemas Valsa das pulgas e O direito das crianças. O primeiro tem uma ótima brincadeira com o som das palavras, de modo que cabe até uma leitura mais lúdica, já o segundo é ótimo para crianças de diversas idades e provoca a reflexão quanto aos direitos que a sociedade deve assegurar às crianças.

Entre os poemas de Marina Colassanti, importante escritora da literatura infantil no Brasil, destacamos os poemas Centopeia e O Gato. Já entre os textos da poetiza Cecília Meireles, A língua do Nhem, Colar de Carolina, A bailarina e O menino azul são os poemas de maior destaque, pois trazem uma linguagem simples, fácil de ser compreendida pelas crianças.

Por fim, recomendamos também os poemas Trem de Ferro, de Manuel Bandeira, e O relógio e A casa, de Vinicius de Moraes. Mesmo que não tenham sido escritos exclusivamente para o publico infantil, esses três poemas cativam a todas as faixas etárias também pela sonoridade.

Gostou das dicas? Comenta aqui!

Leia também 5 livros para ler no mês da Consciência Negra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.