Dicas de interpretação de textos não verbais

A linguagem não verbal está presente a todo o momento no dia a dia. Enquanto a linguagem verbal diz respeito à expressão por meio de palavras escritas ou faladas, a linguagem não verbal é aquela que se dá por meio do uso de signos visuais, da simbologia, como as placas de trânsito, por exemplo.

No estudo da interpretação de textos, é comum que os estudantes deem foco aos textos verbais, que são fundamentais em provas de concursos e vestibulares. No entanto, os textos não verbais também estão muito presentes nesses exames, é o caso dos cartuns, charges, quadrinhos e propagandas, entre outros. Diversas questões costumam ainda mesclar textos verbais e não verbais em um mesmo enunciado. Por isso, é fundamental saber interpretar não só o que está escrito, mas também as mensagens visuais.

Pensando nisso, apresentamos abaixo três dicas cruciais para mandar bem na interpretação de textos não verbais. Confira!

1. Observe cada detalhe do texto

Em primeiro lugar, é preciso avaliar cada detalhe do texto não verbal. Assim como os textos escritos e falados, os textos da linguagem não verbal podem trazer muitas possibilidades de interpretação. Por isso, o estudante deve se ater aos pormenores do texto.

Os textos podem ser mais ou menos diretos, as placas de trânsito, por exemplo, veiculam apenas uma mensagem, que costuma ser clara e não dá margem a mais de uma interpretação. No entanto, tirinhas, charges e cartuns, por outro lado, podem gerar diferentes leituras. Portanto, a leitura deve levar em conta a expressão em todos os sentido e também o título escolhido pelo autor. É preciso avaliar cores, gestos, objetos, todos os códigos não verbais ali presentes.

2. Analise se há intertextualidade

Na interpretação de textos que trazem a linguagem mista, ou seja, verbal e não verbal, é preciso ainda analisar o tema central e se há intertextualidade. A ideia principal é compreender a mensagem em sua totalidade, de modo que o estudante deve buscar compreender de que modo a imagem e o texto verbal se complementam. Isso é muito importante em propagadas, por exemplo.

Desse modo, além de observar cada detalhe visual, é necessário avaliar o que está sendo dito por meio de palavras e observar que tipo de relações esses textos estabelecem entre si e com o enunciado da questão.

3. Estude os tipos de textos não verbais mais comuns nos exames

Por fim, uma maneira de melhorar o seu desempenho na interpretação desses textos é se dedicar com mais cuidado ao estudo de diversos gêneros, mas dando enfoque aos textos mais comuns no exame que você irá fazer. Nas provas do Enem e do Encceja, por exemplo, é comum aparecer quadrinhos, tirinhas, charges, cartuns e propagandas. Ao conhecer o propósito/intenção e a estrutura de cada um desses textos, o estudante terá mais facilidade de compreender a mensagem veiculada.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também: Saiba como estudar as obras literárias obrigatórias para o vestibular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.