Dicas de filmes que podem te ajudar a escrever a redação do Enem

A redação do Enem costuma apresentar temas da atualidade em sua proposta. Desse modo, o participante do Enem deve se manter por dentro das questões mais polêmicas e importantes da atualidade.

Uma das competências da redação exige que o estudante saiba argumentar de forma coerente. Para isso, é preciso ter repertório sociocultural sobre as diversas áreas do saber. Assistir filmes que abordem temas possíveis da redação é uma ótima forma de aumentar o repertório para o exame.

Desse modo, apresentamos dicas de 5 filmes para você. Confira!

Promessas de um Novo Mundo

O conflito entre Israel e Palestina se inciou ainda em meados do século XX e ainda está em curso. O filme Promessas de um Novo Mundo aborda a intolerância que levou os países a entrarem em conflito. Nesse sentido, o filme traz entrevistas reais feitas com crianças judias e palestinas. Assim, elas apresentam a sua visão e abordam a morte de amigos e parentes.

Território Restrito

Território Restrito é um filme de ficção cujo enredo aborda uma delicada questão atual: a imigração. Os fluxos de migratórios gerados por questões como guerras, por exemplo, acabam se tornando um problema. Assim, nem sempre os imigrantes são bem recebidos em países como os Estados Unidos, por exemplo. O filme aborda, então, a situação dos imigrantes que tenham entrar ilegalmente no país.

Uma Verdade Inconveniente

Em Uma Verdade Inconveniente, filme documental, Al Gore, ex-presidente americano e Nobel da Paz, apresenta questões ambientais urgentes. De forma didática, o filme aborda os perigos do aquecimento global e faz uma alerta para a gravidade da situação.

Trabalho Interno

Em Trabalho Interno o tema abordado é a crise mundial de 2008 que criou muito desemprego ao redor do mundo. Vencedor do Oscar 2011, esse filme continua atual, especialmente no cenário de pandemia que agravou a situação da economia mundial e o desemprego no Brasil.

Crash – No Limite

Por fim, Crash é um ótimo filme para discutir questões sociais, pois apresenta tensões raciais e sociais ainda muito presentes na sociedade. Assim, o filme aborda questões como ódio e intolerância a partir de conflitos entre um grupo de pessoas de diversas etnias.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui seu comentário!

Confira Escrita acadêmica: 5 dicas para melhorar o seu texto.
Veja também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.