Dicas de estudo: 5 podcasts para saber mais sobre literatura

Uma das formas de melhorar a retenção de conhecimento é recorrer a diversos formatos nos estudos. Desse modo, apostar em filmes, séries e podcasts é uma ótima ideia para se preparar melhor para o Enem e demais vestibulares.

Pensando nisso, selecionamos os 5 melhores podcasts sobre literatura para você potencializar seus estudos. Confira a nossa seleção abaixo!

1. Rabiscos

O Rabiscos é um dos melhores podcasts de literatura para vestibulandos pois, além de discutir livros recentes, aborda também livros clássicos. Além disso, os escritores Jéssica Balbino e Tadeu Rodrigues que comandam o podcast recebem diversos convidados para debater literatura.

2. 30:MIN

Com episódios que duram apenas 30 minutos, esse podcast é perfeito para aqueles que estão em busca de algo mais descontraído. Nesse sentido, o 30:MIN, que é apresentado por Vilto Reis e Cecília Garcia Marcon, discute obras literárias informalmente e está disponível no Spotify.

3. Biblioteca de Bolso

Nossa terceira dica, por sua vez, pode ser ouvida no Soundcloud. O diferencial do Biblioteca de Bolso é ser de origem portuguesa. Então, se trata de uma conversa informal conduzida pelos portugueses Inês Bernardo e José Mário Silva sobre a relação que estabeleceram com os livros.

4. Uma leitura toda sua

Outra opção com episódios bem curtinhos (entre 20 e 30 minutos) é o podcast Uma leitura toda sua. Esse podcast é comandado por Gabi Barbosa e tem como objetivo discutir literatura, em especial a literatura de autoria feminina. Assim, é possível encontrar episódios de autoras como Carolina Maria de Jesus e Sylvia Plath. Além disso, também está disponível no Spotify.

5. Perdidos na Estante

Por fim, apresentamos uma dica que mescla literatura e cinema. A ideia do Perdidos na Estante é, então, analisar filmes que são adaptações de obras literárias. Além de episódios sobre filmes e sérios, há ainda debates sobre diversos livros de autores contemporâneos como, por exemplo, Eu sou Malala

Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário.

Veja O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Confira cursos on-line gratuitos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.