Dicas de como estudar redação para concursos públicos

Muitos são os certames que trazem questões discursivas nas suas provas. Além disso, é comum a cobrança de uma redação em concursos públicos. Assim, na análise da redação, a banca observa diversos aspectos como, por exemplo, a acentuação e a pontuação.

Além disso, o conhecimento do candidato e a sua capacidade de argumentar sobre o tema também são pontos relevantes para a banca. Desse modo, uma boa redação para concursos públicos deve trazer um texto coeso e coerente, no qual o candidato mostre que possui competência linguística o suficiente para a escrita formal.

Por isso, apresentamos algumas dicas de como estudar para fazer uma boa redação, para que você esteja pronto quando esse tipo de escrita for exigida em concursos públicos.

Conheça a estrutura

Em primeiro lugar, é preciso se dedicar a conhecer a estrutura de uma redação. Um texto do tipo dissertativo-argumentativo é composto por uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. No entanto, não basta apenas gravar essa informação. Cada parte do texto deve conter um tipo de informação específica, de modo que o estudo da função que cada parte exerce no texto é essencial para saber como escrever um bom texto.

Mantenha-se sempre a par das atualidades

Outro ponto importante é estar sempre por dentro do que está acontecendo no mundo. A maioria dos concursos costuma apresentar um tema pertinente da atualidade. Assim, apesar de você só saber o tema escolhido pela banca quando a prova de redação chega as suas mãos, dá para se preparar mantendo-se atualizado e bem informado. No dia da prova, caso você não conheça o tema ou tenha pouco a dizer sobre ele, use os textos de apoio para mostrar o seu ponto de vista.

Estude a diferença de uso da língua em modalidades distintas

Por fim, durante o período de preparação reserve um tempo generoso para estudar as exigências da modalidade escrita da língua. As modalidades oral e escrita são muito diferentes, de modo que é um grande erro escrever uma redação com os mesmos elementos da fala do dia a dia. É preciso compreender as regras específicas da escrita formal. Assim, você verá que deve evitar gírias, ter atenção às regras gramaticais da norma padrão, usar elementos de coesão e muito mais.

Se você estudar com base nessas três dicas e treinar bastante a escrita no período de preparação para o certame, terá muito mais segurança para mandar bem na prova discursiva de redação.

E aí? Gostou das nossas dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais dicas. 
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.