Dicas de como estudar para um concurso usando as provas anteriores

Há diversas maneiras de se preparar para prestar um concurso público. Uma das mais eficientes é estudar a partir de provas de anos anteriores do concurso desejado. Essa forma de estudo é funcional principalmente porque possibilita ao estudante conhecer bem o estilo da prova. Apesar de as provas serem diferentes, a depender do concurso, a banca geralmente não muda, de modo que há certa semelhança nas provas.

Veja dicas de como estudar para concursos com provas de anos anteriores!

1. Baixe os cadernos das provas 

Em primeiro lugar, busque os cadernos das provas anteriores. Diversos sites costumam disponibilizar esse material já com gabarito, em formatos compactos. O site da própria banca também divulga as provas e gabaritos, então é possível encontrar com certa facilidade. No entanto, é bom ter programas como WinRAR, para descompactar os arquivos.

2. Anote as características da prova

Antes de partir para os estudos, vale a pena observar com cuidado as características das provas, como número de questões, tipo de questões, assuntos, nível de dificuldade, entre outros. Tendo isso em mente, será mais simples de se preparar para o concurso.

3. Responda as questões controlando o tempo

Ao responder as questões, controle o tempo. É importante simular o tempo gasto para fazer a prova, bem como o ambiente. Então, busque um lugar silencioso, bem iluminado e se sente à mesa. Cronometrar o tempo usado em cada matéria também é uma boa ideia, pois você terá um feedback de qual matéria demanda mais de você ou em qual você tem mais dificuldade. 

4. Confira as respostas no gabarito

Por fim, compare as respostas dadas por você com as respostas do gabarito. Dê preferência aos gabaritos disponibilizados após os recursos, ou seja, os definitivos. A partir disso, destaque os assuntos das questões que você errou e lembre de inclui-los em suas revisões. Reforçar o estudo desses tópicos será de muita importância para um bom resultado.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.