DICA NC: Fazer faculdade ou estudar para concursos?

Até que ponto, compensa entrar em uma universidade logo de cara, ou será que vale mais a pena, estudar para passar em um concurso e atingir estabilidade?

Ás vezes o final do ensino médio, se torna um período muito difícil para a maioria dos jovens. Além de ser uma fase de mudanças e de transição para a vida adulta, coincide ainda, com um período a qual normalmente somos pressionados a tomar decisões sobre a nossa vida, principalmente no âmbito profissional, que podem ter um impacto muito grande no nosso futuro.

Dentro dessas escolhas, sempre esteve à universidade que deseja entrar e qual curso iria fazer, no entanto, com o agravamento da crise econômica brasileira e a instabilidade em relação à geração de empregos, tem feito surgir uma dúvida maior para quem está concluindo o ensino médio. Até que ponto, compensa entrar em uma universidade logo de cara, ou será que vale mais a pena, estudar para passar em um concurso e atingir estabilidade?

Veja também: 7 Erros na hora de Estudar para Concursos! Você comete?

Defina prioridades

É muito comum se sentir inseguro em relação à carreira que deseja se seguir, mas isso também não é uma regra, existem jovens que sempre soube qual a carreira que desejariam seguir desde muito cedo. Para estes casos, não há muito que se discutir, vai ser sempre recomendado ir atrás da sua profissionalização com o curso universitário, que além de oferecer a questão da carreira, tem toda a questão da vivência universitária, que é uma etapa importante na formação dos jovens.

Mas em alguns casos, a faculdade se torna uma obrigação e acaba sendo escolhido qualquer curso, somente para suprir esse espaço, ou ainda, visando-se apenas à empregabilidade que será obtida com esse diploma de nível superior, e isso realmente, pode ser um engano gigantesco. Mas, que pode ser facilmente evitado se ao invés de entrar logo de cara em uma universidade, direcionar o seu foco para outra atividade, como no caso, estudar para uma carreira pública.

Além de ocupar um espaço vago nas prioridades de vida, estudar para uma carreira pública, e consequentemente conseguir uma aprovação, traz mais maturidade para esse jovem, que pode escolher uma carreira com mais calma e sem a pressão do final ano letivo. Sendo importante ter em mente, que a eventual aprovação em um concurso de nível médio, não quer dizer que irá permanecer nessa carreira o resto da sua vida, mas sim pode servir de impulso para galgar degraus mais elevados, dentro do setor público ou até mesmo, mudando para o setor privado.

Outra situação bem comum em nosso cotidiano, não é a questão da falta de vontade ou a indecisão do curso, mas sim a questão da falta de condições financeiras para engrenar logo de cara em uma universidade, neste caso a carreira pública lhe dará a estabilidade que você precisa para poder juntar um dinheiro para seguir a carreira dos seus sonhos.

Obviamente, não há como ninguém dizer o que é melhor para cada um, pois, conforme dito, ambas carreiras possuem lados negativos e positivos, cabendo a você definir o que lhe é prioridade no momento. Lembrando sempre, que é necessário ter calma e paciência, para escolher uma carreira, não somente olhando pelo lado financeiro, mas sim pelo que realmente te faz feliz e te fará realizado profissionalmente.

Comentários estão fechados.