Enem: Curso online dá dicas de como escrever uma redação nota mil

Mais uma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproxima. Junto a isso estão as dúvidas sobre como fazer uma boa redação. Afinal, é importante atingir bons resultados na dissertação.

Aliás, você sabia que a redação do Enem tem um peso muito significativo no exame?

Pois é, ela equivale a 50% do total de pontos alcançados pelo candidato e sua nota máxima, portanto, é de 1.000 pontos. Por isso muitos professores e estudantes se referem à meta de fazer uma ‘redação nota mil‘.

E, para atingi-la e dar um passo rumo à aprovação, o candidato deve corresponder às cinco competências exigidas na redação:

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Respeito aos direitos humanos.

E quais são as técnicas para escrever uma redação nota máxima? A professora Jandira Pilar, autora do livro “Ler e escrever bem”, pela Literare Books preparou um Masterclass com 4 aulas on-line exclusivas ao vivo, oportunidade em que ensinará os três pilares que sustentam a redação do Enem, com dicas e análises de redações.

Cronograma de aulas de redação

As aulas não possuem custo qualquer para o interessado, que poderá acompanhá-las pelo YouTube, Facebook e Instagram da Literare Books.

Vejas os temas das aulas e quando ocorrerão:

1 – “Conheça os três pilares que sustentam a redação do Enem” – Terça-feira (05/01), às 20h;

2 – “Deseja escrever uma redação acima de 900 no Enem: entenda o uso do repertório sociocultural na redação” – Quinta-feira (07/01), às 20h;

3 – “Quer saber como alunos da Jandira Pilar garantiram aprovação em Medicina em universidades federais? Venha analisar algumas dessas redações” – Terça-feira (12/01), às 20h;

4 – “Quer se preparar bem para a prova de redação do Enem? Venha debater temas sugeridos na obra ‘Ler e escrever bem’, com participação do professor de filosofia Andrei Cerentini. Quinta-feira (14/01), às 20h.

As provas do Enem 2020 precisaram ser adiadas em decorrência da pandemia de Covid-19. Desse modo, acontecerão em 2021 nos próximos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa), assim como em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

Não deixe de ler também – Estudante lança podcast com dicas para a redação do Enem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.