Deserto do Saara: Conheça suas características

O Deserto do Saara tem cerca de 9 milhões de quilômetros quadrados. Trata-se do segundo maior deserto do mundo, ficando atrás apenas da Antártida. 

Ele fica localizado no norte da África e acaba abrangendo algumas nações, são elas: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Sudão e Tunísia. 

Ademais, ele faz fronteira com o Mar Mediterrâneo, ao sul com o rio Níger e a leste com o Mar Vermelho, tal qual a oeste com o Oceano Atlântico. 

O Deserto do Saara poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe! 

Características do Deserto do Saara

O Deserto do Saara situa-se praticamente em uma região de planalto, com presença de cadeias montanhosas. 

Além disso, algumas regiões possuem rochas, contudo a maior parte do Deserto do Saara possui apenas areia. A saber, as dunas do Saara são compostas por tempestades de areia. 

Além do mais, tem-se a presença de pequenos oásis, contemplados com pequenas áreas com água e vegetação. 

Todavia, as chuvas são muitíssimo raras na região e as temperaturas podem chegar a 50°C durante o dia e -5°C durante a noite. Desse modo, devido às situações climáticas torna-se praticamente impossível viver no deserto do Saara. 

Por fim, vale destacar que poucos povos habitam a região, podemos citar os tuaregues e os beduínos. Afinal, eles atravessam o Deserto do Saara para praticar o comércio ambulante. 

Curiosidades

O Deserto do Saara possui algumas curiosidades, veja as principais delas:

  • A fauna do Saara possui poucos animais, podemos destacar principalmente os camelos, dromedários, antílopes, cabras, entre outros. 
  • O Deserto do Saara já possuiu uma grande vegetação, pois abrigava uma floresta tropical. 
  • Já chegou a abrigar um dos maiores lagos do mundo. Contudo, por causa das alterações climáticas acabou se transformando em deserto, há cerca de 2,5 milhões de anos. 
  • O Deserto do Saara é maior que o território brasileiro  que possui cerca de 8 mil quilômetros quadrados. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Deserto do Saara?

Não deixe de ler também – Geografia: 3 desertos incríveis da África.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.