Veja dicas para proteger o app do banco no seu celular

Dicas simples podem fazer com que você tenha menos dor de cabeça ao proteger corretamente o app do banco no seu celular

São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador… independente da cidade em que você vive, é fato que você já foi vítima, ou ao menos conhece alguém que já foi vítima, de um roubo de celular. Para a grande maioria das pessoas o problema nem chega a ser a perda do aparelho, mas a perda das informações que estão contidas dentro dele.

Com o avanço do sistema do Pix, é cada vez mais comum que brasileiros usem o celular para realizar transferências bancárias. O problema mesmo é o que pode acontecer quando o bandido rouba estas informações. Afinal de contas, existem maneiras de proteger o app do banco?

De acordo com especialistas, a resposta é sim. Pensando nisso, separamos abaixo uma série de dicas para que o cidadão consiga proteger ao máximo o aplicativo do seu banco.

Dicas para proteger o aplicativo

  • Bloqueio de tela

A principal dica para proteger seu celular é aplicar a chamada tela de bloqueio. Trata-se de um procedimento simples que pode ser feito nas configurações de segurança do seu celular. Os especialistas indicam que é melhor optar por uma senha numérica, ao invés do sistema padrão, quando o desbloqueio acontece ao ligar pontos na tela.

  • Evite salvar dados do cartão

Outra dica importante é evitar salvar os dados do seu cartão de crédito no app do seu banco, ou em qualquer outro aplicativo. Pode parecer menos prático, mas o melhor mesmo é inserir todas as numerações do seu crédito toda vez que for realizar uma compra, ao invés de deixar estes dados salvos no sistema.

  • Crie pastas seguras

A grande maioria dos celulares oferecem a opção de criação de pastas seguras, que normalmente solicitam uma outra senha de acesso. Desta forma, caso alguém pegue o seu celular desbloqueado, esta pessoa ainda teria que descobrir uma segunda senha para ter acesso ao app do seu banco.

Veja dicas para proteger o app do banco no seu celular
Pasta segura garante mais proteção ao app. Imagem: Reprodução
  • Esconda o app do banco

A grande maioria das pessoas não sabe, mas é possível esconder o app do seu banco, ou seja, fazer com que ele não fique visível no menu principal. Para tanto, basta seguir os passos abaixo, caso o seu celular seja Android:

  • Vá em Configurações e depois em Tela Inicial;
  • Em seguida, em Ocultar Aplicativos;
  • O sistema vai mostrar todos os apps instalados. Basta selecionar qual você deseja que desapareça da tela inicial.

Já no iOS, o caminho é este:

  • Procure por Ajustes e depois por Siri e Busca;
  • Uma lista de aplicativos vai aparecer. Selecione o app que deseja e desative a opção Mostrar app na busca;
  • Ao desmarcar a opção, o aplicativo só irá aparecer na biblioteca. Basta procurá-lo digitando o nome dele para acessá-lo.

Celular Seguro

Recentemente, o governo federal lançou o programa Celular Seguro, que prevê ajudar as pessoas que são vítimas de roubos e furtos de celulares. Aplicativos de bancos, por exemplo, poderão ser bloqueados em poucos cliques.

O sistema do Celular Seguro funciona por meio de uma parceria entre o governo federal, e empresas dos mais variados segmentos. Funciona basicamente desta forma:

  • O cidadão cadastra o seu número na plataforma de maneira gratuita;
  • No momento do cadastro, ele pode escolher uma ou mais pessoas de confiança;
  • Caso este cidadão tenha o telefone roubado, furtado ou perdido, ele pode pedir para que esta pessoa de confiança acione o botão de bloqueio;
  • Com este acionamento, o governo fica ciente de que aquele celular foi perdido, e envia imediatamente a informação para as empresas parceiras;
  • Cada empresa recebe a notificação e fica encarregada de bloquear o seu app naquele determinado celular.

Como visto, o papel do governo federal neste sistema é apenas avisar as empresas sobre o ocorrido. Cada companhia pode bloquear o seu aplicativo naquele celular no tempo que achar possível. Em alguns casos, há a promessa de bloqueio imediato. Em outros casos, é possível que este processo aconteça apenas em até 48 horas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.