Concurso público: O que fazer depois da prova?

Selecionamos três principais passos para você poder dar um start na vida pós-concurso

A ansiedade após a prova do concurso público é inevitável. Afinal, o resultado dela deve definir os rumos da vida do concurseiro.

Muitos se perguntam o que é o melhor a se fazer depois desse momento final do objetivo. E apesar de ser uma decisão bem particular, há algumas sugestões que podem ajudar muito quem está em dúvida de como agir.

Pensando em ajudar você, que não sabe o que fazer após realizar a prova para a qual estudou tanto, selecionamos três principais passos para você poder dar um start na vida pós-concurso.

Descansar por um período

Sim, você precisa e merece um descanso depois de fazer a sua prova. Muitos concurseiros pensam que esse momento não deve existir, pelo menos por mais de um dia.

Há quem ache que após o concurso só precisa tirar um dia de descanso e já continuar a estudar no segundo dia. Isso não é algo saudável.

Todo mundo necessita de alguns dias, entre uma e duas semanas – não mais que isso para não prejudicar os efeitos do aprendizado – depois de realizar uma avaliação tão desgastante, que demandou tanto esforço

Recomponha-se fazendo alguma atividade de lazer, vendo filmes, junto à família, enfim, espaireça a mente para depois estar mais revigorado para continuar em suas metas.

Avaliação dos erros e acertos

Depois desse período de descanso, retorne ao universo do estudo para concursos. E uma dica da primeira coisa a se fazer é avaliar o seu desempenho na prova que fez.

Confira o gabarito, reveja as questões. Analise quais foram os seus erros, em quais disciplinas foi pior ou melhor, em quais pontos precisa melhorar e em que nível deve ser essa melhoria.

Isso é importante para você ter uma noção do seu novo cronograma de estudos, ter ciência de como foi na prova e saber quais serão os próximos caminhar a percorrer.

Qual é o próximo concurso

Avaliado o seu desempenho no concurso realizado, você já pode pensar em próximos certames. Procure aqueles que se encaixam com o seu objetivo, com a carreira que deseja seguir – leia aqui: Concurso público: Como escolher a carreira certa?

Caso não tenha um concurso semelhante ao que acabou de prestar, procure para outros cargos e até outros níveis. Há quem aposte em concursos que sejam de áreas diferentes, porém, que estejam dentro do que almejam para a carreira pública.

O importante é não parar de estudar, pois tudo pode acontecer até que aconteça a sua sonhada aprovação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.