Cultura Grega: Aspectos cobrados no Enem

A cultura grega foi desenvolvida ao longo da Antiguidade e influenciou diversas civilizações. A saber, os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes, entre outros. 

A importância da cultura grega foi tamanha que nem mesmo os romanos, quando invadiram a Península Balcânica, resistiram e foram influenciados pelos gregos. 

A cultura grega poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Aspectos da Cultura Grega

Os aspectos da cultura grega estão ligados sobretudo à religião. Dado que a literatura, música, teatro eram inspiradas nos feitos dos heróis e nos deuses que viviam no Olimpo. 

Ademais, as peças teatrais estavam presentes em todas as cidades, e tinham um lugar próprio para as encenações e variavam entre dramas e comédias. 

A música, por exemplo, era entoada para animar banquetes e acompanhar eventos religiosos. Além disso, os esportes faziam parte da cultura grega, inclusive com a organização de competições. 

A saber, a primeira Olimpíada aconteceu em 776 a.C na cidade de Olímpia e por isso ficou conhecido com Jogos Olímpicos ou Olimpíadas.

Características  

Separamos as principais características da cultura grega, veja!

Artes Plásticas

Os gregos possuíam facilidade em realizar excelentes esculturas, por isso eles queriam retratar o corpo humano em sua perfeição.

 

Desse modo, músculos, feições, vestimentas, expressões eram retratados. As artes plásticas gregas influenciaram a arte romana e renascentista.

Filosofia

Atenas foi o palco do desenvolvimento filosófico grego no Período Clássico da Grécia. Portanto, os filósofos gregos pensavam e criavam teorias sobre a existência humana, comportamentos e sentimentos.

Podemos destacar dentre os principais filósofos gregos, Sócrates, Platão e Aristóteles.

Esportes

Como falamos acima, os Jogos Olímpicos nasceram na Grécia. Assim como atualmente, aconteciam de 4 em 4 anos na cidade de Olímpia.

A saber, os jogos eram uma homenagem aos deuses gregos, e os atletas disputavam modalidades de corrida, arremesso de disco, entre outros.

Mitologia

Os gregos foram responsáveis por criarem vários mitos e lendas populares. Transmitiu-se as histórias de geração para geração.

Ademais, vale destacar que a mitologia grega era contemplada com diversos monstros, heróis, deuses, entre outros personagens.

Teatro

O teatro era uma grande paixão na Grécia Antiga. Desse modo, as peças aconteciam em locais públicos abertos e os atores usavam máscaras.

As peças buscavam retratar o comportamento e conflitos dos seres humanos, através de comédias, dramas e sátiras. Podemos destacar Sófocles e Ésquilos como grandes escritores de peças gregas.

Democracia:

Atenas é considerada o embrião democrático. O povo ateniense, isto é, homens que nasceram na cidade, adultos e livres, podiam votar nas votações que ocorriam em praças públicas.

Isto é, eles decidiam de forma direta o que aconteceria na cidade-estado.

Música

A música na Grécia Antiga podia ser dividida em dois gêneros musicais. Ou seja, o vocal e o instrumental que tinham como principais instrumentos a cítara, lira, salpinge se assemelhava ao “trompete”, a siringe também conhecida como “flauta de pã” e o aulo que assemelha-se a um “oboé duplo”. .

E então, gostou de conhecer mais sobre o tema?

Não deixe de ler também – 5 grandes escolas da filosofia grega

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.