Conheça os livros que estarão no vestibular da FUVEST 2022!

Os livros para a Fuvest 2022: conheça quais são eles

A prova de Literatura do vestibular da Fuvest, aquele que permite acesso à USP (Universidade de São Paulo), é uma das provas mais difíceis dessa disciplina.

Isso porque, a Fuvest cobra, em suas questões, detalhes muito específicos sobre os livros que foram selecionados previamente.

A lista de livros escolhidos é disponibilizada todos os anos: e a de 2022 (ano de ingresso dos vestibulandos que prestam a prova em 2021) já está disponível.

Conhecer quais são os livros cobrados é fundamental para conseguir ler as obras previamente e assistir aulas sobre as suas narrativas. Dessa maneira, você conseguirá responder as questões de Literatura com certa facilidade e garantir sua aprovação.

Os livros para a Fuvest 2022: Introdução

As questões que abordam os livros escolhidos são muito importantes para a sua nota total na prova da Fuvest. Porém, as leituras a serem feitas não são sempre as mesmas: em cada edição do processo seletivo, é possível notar algumas substituições, por isso é importante ficar atento.

As obras que estarão na prova de Literatura do vestibular de 2022 já foram divulgadas. Podemos notar que algumas obras do vestibular 2021 ainda estão presentes.

Vamos ver, a seguir, a lista completa dos livros para a Fuvest 2022 e seus respectivos autores:

  • Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos
  • Quincas Borba, de Joaquim Maria Machado de Assis
  • Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade
  • Angústia, de Graciliano Ramos
  • Mensagem, de Fernando Pessoa
  • Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles
  • Campo Geral, de João Guimarães Rosa
  • Terra Sonâmbula, de Mia Couto
  • Nove Noites, de Bernardo Carvalho

Em relação à 2021, a lista de livros sofreu algumas mudanças. Por exemplo, três novas obras foram integradas, são elas: Mensagem, Alguma Poesia e Terra Sonâmbula.

Com essas adições, algumas obras foram trocadas por outras. Podemos citar, por exemplo, a troca de Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade, presente em edições anteriores, por Alguma Poesia, do mesmo autor.

Além disso, Mayombe, de Pepetela, foi substituído por Terra Sonâmbula, de Mia Couto.  entra no lugar de Vidas Secas, do mesmo autor. Igualmente, Mensagem, de Fernando Pessoa, passa a ser cobrado e A Relíquia, de Eça de Queiroz, sai da lista.

É importante lembrar também que conhecer os livros obrigatórios da Fuvest é fundamental para quem sonha com um bom desempenho no exame para conquistar uma vaga na Universidade de São Paulo.

Para auxiliar os candidatos, um projeto da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, apresenta análise das obras feita por especialistas em literatura. As análises estão disponíveis no canal da USP do YouTube.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.