Conheça 5 confiáveis fontes de dados para usar na redação do Enem

Uma das melhores estratégias argumentativas para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) consiste em citar fontes de dados confiáveis para embasar seus argumentos.

Desse modo, no desenvolvimento da argumentação, o estudante poderá credibilizar e enriquecer a linha de raciocínio empregada. É fundamental, então, estar atualizado sobre os principais assuntos do momento.

Contudo, as chamadas fake news têm tomado conta das redes digitais, que são atualmente as principais fontes de informação. Assim, o participante deve ficar atento quanto à veracidade das informações que lê, para não reproduzir alguma inverdade na prova de redação.

Apresentamos cinco fontes de pesquisa que são completamente confiáveis e as quais você deve recorrer sempre para melhorar seus conhecimentos. Confira!

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O IBGE é um dos maiores institutos de pesquisa do Brasil e é conhecido e reconhecido por seu trabalho em todo o país, apresentando dados relevantes e confiáveis sobre diversas questões da sociedade brasileira.

Vale a pena consultar o site periodicamente para se manter informado sobre os indicadores sociais, pois citar o IBGE em sua redação é sempre seguro.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

O Ipea é uma fundação federal que é responsável por fornecer informações relevantes para direcionar ações governamentais, com o objetivo de melhorar as políticas públicas do país.

Desse modo, o Ipea é uma excelente fonte de dados sobre instituições governamentais, economia e sociedade, por exemplo.

Acesse aqui a plataforma do Ipea.

Instituto Datafolha

O Datafolha é uma instituição de pesquisa que surgiu como parte do Grupo Folha, tornando-se independente dada a sua importância e amplitude no decorrer dos anos.

Desse modo, o Instituto Datafolha é uma das principais instituições de pesquisa de opinião no país e possui pesquisa em diversas áreas. Entre elas: eleições, opiniões sobre o governo, mercado, produtos etc.

SciELO

A SciElo, Scientific Electronic Library Online, é velha conhecida de muitos estudantes. A plataforma consiste em uma espécie de biblioteca online, na qual é possível acessar produções científicas de diversos países, entre eles Brasil, Portugal, Chile, Espanha e México, entre outros.

Essa é uma das principais  fontes de dados confiáveis para aqueles que precisam melhorar sua argumentação na redação do Enem. Acesse aqui.

CAPES

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é uma fundação associada ao MEC que atua na pós-graduação em todo o Brasil.

portal de periódicos da CAPES disponibiliza uma base de dados que contempla praticamente todas as áreas, de modo que você pode procurar por artigos de qualquer tema.

Assim, você pode se informar sobre ciências exatas, biológicas, humanas e muito mais.

Com essa lista de recomendações você vai mandar muito bem no embasamento de seus argumentos, basta pesquisar.

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário.
Veja também Redação do Enem: 5 dicas para aumentar seu repertório sociocultural.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/dicas-de-5-filosofas-para-citar-na-sua-redacao-do-enem/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.