Confira dicas excelentes para melhorar sua caligrafia

No período escolar é comum a solicitação dos professores por letras legíveis nos trabalhos escritos à mão ou na resposta de provas, certo? Esse pedido não é besteira, pois a legibilidade é indispensável para a boa apresentação do texto.

Em provas de concursos ou de vestibulares, como o Enem, por exemplo, que exige a escrita de uma redação, o participante deve ter todo o cuidado na escrita dos textos. Nesse sentido, apesar de nem sempre ser estabelecida como critério, a caligrafia pode influenciar positivamente ou negativamente na correção do seu texto.

Com o uso mais recorrente de celulares, tablets e computadores, a maioria dos estudantes se acostumou a digitar apenas e isso faz com que sua caligrafia perca qualidade por falta de treino. Confira cinco dicas para melhorar sua caligrafia e tornar o seu texto mais agradável!

Posição do papel

A posição do papel no momento da escrita pode influenciar diretamente na caligrafia do aluno. É comum, na escola, sermos ensinados a escrever com o papel na vertical, mas coordenação motora é algo que pode ser muito pessoal, variando de aluno para aluno. Então, a nossa primeira dica é que você procure a melhor posição para deixar o papel no momento da escrita. Quanto mais confortável for a posição para você, mais bonita ficará a sua caligrafia!

Forma de segurar a caneta

Outro ponto de relevância é a forma de segurar a caneta. Há pessoas que escrevem com a caneta entre o indicador e o dedo médio, contudo, a posição mais usual e recomendada é entre o polegar e o indicador, com o apoio do dedo médio. Essa é a posição mais natural e pode ser chamada de preensão com pinça. Ela é a mais recomendada porque permite maior liberdade de movimentos, não limitando a sua caligrafia no momento da escrita.

Direção e alinhamento

Para que seu texto seja agradável ao corretor é indispensável que a sua letra obedeça a um padrão de direção, além de alinhamento das palavras. O ideal é as letras sejam simétricas e alinhadas, assim como os parágrafos. Mesmo que a letra seja um pouco inclinada para a direita ou para a esquerda, o importante é que haja unidade e que, principalmente, não esteja inclinada ao ponto de atrapalhar a leitura.

Tamanho das letras e espaçamento

Nesse mesmo sentido, o tamanho das letras e o espaçamento das palavras também interferem na recepção da sua caligrafia. Letras muito pequenas podem ser ilegíveis, o que torna o texto de difícil leitura. Já letras grandes demais vão fazer você perder espaço de resposta e podem passar a ideia de que você não tem muito o que dizer e só quer preencher as linhas.

Desse modo, a letra mais de mais agradável leitura é mediana e não deve ultrapassar a linha anterior ou a subsequente. Já o espaçamento entre as palavras deve ser o espaço suficiente para caber a letra “o”, por exemplo, não mais que isso!

Treino

Por fim, a nossa última dica é: treine! O treino é a forma mais eficaz de tornar sua letra legível e sua caligrafia mais agradável. Pode acreditar, letra-garrancho não é bem recebida por nenhum corretor, pois, para que o conteúdo seja analisado, é necessário que o corretor compreenda o que está escrito! Assim, o treino da escrita de textos à mão pode facilitar e muito a legibilidade da sua letra no seu processo seletivo.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para deixar seu comentário!

Confira Dicas de Português: Saiba como empregar sinais de pontuação.
Veja também: Redação do Enem: Dicas de como usar as palavras para enriquecer sua redação.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/escrita-de-textos-em-concursos-publicos/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.