Conferência de Yalta e Conferência de Potsdam: marcos do pós-Segunda Guerra Mundial

Conferência de Yalta e Conferência de Potsdam: um resumo para as suas provas

Em um contexto pós-Segunda Guerra Mundial, o acontecimento de dois eventos foi crucial para a decisão dos rumos que os Estados Unidos e a Europa iriam tomar: a Conferência de Yalta e a Conferência de Potsdam.

Dessa forma, essas duas conferências são cobradas com grande frequência nas principais provas do país, especialmente no ENEM e nos vestibulares.

Assim, é fundamental que você domine os principais tópicos que se inserem dentro desse assunto para atingir um bom desempenho nas suas provas.

Conferência de Yalta e Conferência de Potsdam: Introdução

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os três grandes países da época, Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética, se reuniram em dois grandes encontros: a Conferência de Yalta e a Conferência de Potsdam. Esses dois eventos definiram os rumos que o mundo iria seguir a partir daquele momento. As conferências definiram os moldes territoriais europeus e a ordem internacional do período pós-guerra.

Além disso, as reuniões intensificaram a desconfiança existente entre EUA e URSS, o que consolidaria as bases para a eclosão da Guerra Fria.

Conferência de Yalta: Definição

Em 1945, entre 4 e 11 de fevereiro, Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética se reuniram. Representantes da China e da França também se uniriam ao evento.

Essa reunião tinha como objetivo discutir qual seria a situação do mundo no período pós-guerra. A conferência ocorreu em Yalta. No local, os países presentes estabeleceram os territórios de cada país, em especial dos países que lutaram no Eixo: Alemanha, Itália e Japão.

A conferência estabeleceu também o fim do Nazismo e o fim do Fascismo. Estabeleceu-se também o fim da influência germânica sobre demais países europeus e a divisão do território alemão.

É importante ressaltar também que foi nesse encontro que houve a convocação da conferência para criação da ONU (Organização das Nações Unidas).

Conferência de Potsdam: Definição

A Conferência de Potsdam ocorreu em 1945, de 17 de julho a 2 de agosto. O objetivo central do evento era estabelecer as penalidades que a Alemanha sofreria pelos embates causados na Segunda Guerra Mundial e pelo Nazismo. Além disso, a divisão do território do país, iniciada na Conferência de Yalta, seria consolidada: a Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação e cada uma delas seria controlada por um país – Inglaterra, EUA, URSS e França.

Em Potsdam estavam presentes EUA, Inglaterra e URSS. Os países estabeleceram que os alemães deveriam realizar um pagamento de US$ 20 bilhões e esse valor seria dividido entre os países vencedores: URSS (50%), Inglaterra (14%), EUA (12,5%) e França (10%).

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.