Concursos: Top 5 erros de português para evitar

As questões de português em concursos públicos costumam exigir conhecimentos diversos da disciplina. Trata-se de uma das matérias que mais amedrontam os candidatos. Afinal, a taxa de reprovação por conta dela não é nada baixa.

Desse modo, na hora de montar o cronograma de estudos, deve-se tomar cuidado para não deixar nada de lado. Sobretudo os tópicos em que os concurseiros, de modo geral, mais costumam errar.

Como ir bem em português no concurso

Selecionamos o top 5 de erros que ocorrem em língua portuguesa nos concursos para você ter uma ideia e evitar no próximo certame!

1. Redundância

Subir para cima, descer para baixo, entrar para dentro, sair para fora. Tudo isso consiste em frases com redundância e que podem fazer com que você perca pontos. Não vale a pena ficar atrás na colocação final por conta de uma bobeira, não é mesmo?

2. Linguagem coloquial

Evite usar gírias, neologismos, estrangeirismos e outras palavras que somente fazem sentido quando faladas. Na escrita, entretanto, elas podem passar outra mensagem, e na verdade, redações de avaliações importantes, como os concursos, não permitem a linguagem coloquial. Ou seja, a norma culta deve prevalecer.

3. Acentuação

As regras do Novo Acordo Ortográfico já fazem parte da cobrança em concursos. Desse modo esse conhecimento não deve ser negligenciado em seus estudos, inclusive quando se trata de acentuação.

Entenda melhor como acentuar as palavras corretamente neste artigo aqui. 

4. Uso da crase e ortografia

Duas competências cobradas em concursos, tanto nas questões quanto na redação, e que custam pontos em caso de erro.

crase surge como um verdadeiro pesadelo para muitos concurseiros. Entretanto, trata-se de um elemento essencial para elaborar diversas frases e orações.

Além disso, não deixe de revisar bem toda a parte ortográfica de sua redação do concurso. Na hora de escrever, caso tenha dúvida sobre a escrita de algum vocábulo, tente trocar por outro que tenha segurança.

5. Uso dos porquês

Quando o assunto é gramática da língua portuguesa, o uso dos porquês está entre as principais dúvidas de muitos concurseiros.

Entenda passo a passo como usar todos eles para se dar bem tanto nas questões quanto na redação de concursos.

  • Por que – Separado e sem acento
  • Porque – Junto e sem acento
  • Por quê – Separado e com acento
  • Porquê – Junto e com acento

Aprenda detalhadamente no seguinte artigo: Para não errar mais: Guia básico do uso dos porquês

E então, o que achou das dicas? Evite esses erros e fique tranquilo quanto à parte de língua portuguesa no concurso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.