Concursos Públicos: Leia o edital estrategicamente

Os editais de Concursos Públicos podem ser documentos muito longos e cansativos, o que faz muitos candidatos apenas darem aquela olhada preguiçosa, o que é definitivamente inadequado. Nesse sentido, daremos dicas para que você leia o edital estrategicamente, mesmo que não tenha o cuidado de ler linha por linha!

Sabemos que ler todo o edital é a opção mais adequada para aqueles que pretendem prestar algum Concurso Público. Embora a leitura completa seja o mais recomendado, há a opção de ler o edital buscando apenas as informações mais relevantes, de forma estratégica.

Se você não tem tempo ou paciência para ler todo o edital, essas dicas abaixo te ajudarão a não deixar para trás nenhuma informação relevante. Confira!

Foque nos cargos

A primeira informação que você deve buscar no edital é quanto aos cargos ofertados. É necessário saber se aqueles cargos te interessam e quais são os pré-requisitos exigidos do candidato. Confira também o número de vagas e analise se o concurso vale a pena.

Período de inscrição

Em seguida, leia as informações referentes à inscrição, busque os prazos e as datas e as anote para não correr o risco de esquecer.

Informações da prova e etapas

Leia o edital cuidadosamente nas partes referente às datas de realização da prova. É importante observar também se a prova tem mais de uma etapa e anotar todas as datas para não perder nenhuma delas.

Alguns Editais de Abertura já divulgam também o local de realização das provas, além da duração das provas (o tempo total que você terá para responder as questões).

Conteúdo programático

Esse é um dos tópicos mais importantes do editais, pois é a parte do edital na qual o candidato encontra os possíveis assuntos que cairão na prova.

Recomendamos que você anote todo o conteúdo programático, para organizar posteriormente um calendário de estudos e revisão.

Orientações gerais

Evite ser desclassificado por besteira! Não ignore as orientações gerais, pois elas podem variar de edital para edital, apresentando alguma exigência específica, como a cor da caneta a ser utilizada, ou mesmo a proibição de algum item no momento de realização do concurso.

Dica extra! Leia o edital atentamente, buscando contemplar os tópicos mencionados acima, mas não se esqueça de verificar qual é a banca examinadora, pois essa informação ajudará você a se preparar melhor para a prova. Nesse sentido, você deve pesquisar sobre a banca do seu edital, as características das suas provas e o método de correção empregado.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!

Veja também Conheça os principais métodos de estudo para Concursos Públicos.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/saiba-como-estudar-portugues-para-concursos-publicos/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.