Concursos Públicos: Dicas para não cair em pegadinhas na prova

Algumas bancas examinadoras costumam apresentar em suas provas questões que são encaradas como pegadinhas pelos concurseiros. Muitos candidatos acabam caindo nas pegadinhas e são induzidos ao erro.

Por esse motivo, apresentamos abaixo quatro dicas fundamentais para você que sempre acaba sendo prejudicado por questões desse tipo. Confira!

Responda o máximo de questões

Essa dica é fundamental não só para se preparar para questões que contêm pegadinhas, mas também para estudar de forma mais efetiva para o concurso. Nesse sentido, recomendamos que você busque o máximo de provas de concursos anteriores na área desejada e responda o maior número de questões que você puder durante os estudos. Desse modo, você se familiarizará com os tipos de questões e enunciados, evitando cair nas pegadinhas quando aparecerem na prova.

Identifique o perfil das questões da banca do seu concurso

É fundamental também entender qual é o perfil da banca organizadora/examinadora, pois cada uma delas possui uma identidade própria que se reflete nas questões. Há bancas que gostam de apresentar questões com pegadinhas e outras que evitam esse tipo de questão, por exemplo. Desse modo, recomendamos que você estude o perfil da banca examinadora do seu concurso e se prepare para as questões pensando nesse perfil.

Faça um estudo ativo

Além disso, é necessário fazer um estudo ativo na resolução das questões de provas anteriores. Não basta apenas responder para analisar se sabe ou não o assunto. Para evitar cair em pegadinhas, você deve olhar para a questão criticamente e fazer anotações sobre as questões observando quais você errou e quais acertou. Posteriormente, retome essas anotações para a fixação dos assuntos.

Atente-se ao enunciado

Por fim, apresentamos uma dica para o momento da prova: tenha muita atenção ao ler o enunciado. Muitos concurseiros caem em pegadinhas justamente por fazer uma leitura rápida ou descuidada da questão. Então, leia observando as palavras-chave do enunciado e fique em estado de alerta em questões cujos enunciados apresentem palavras como nãoexceto ou incorreta, por exemplo. Sublinhe ou circule essas palavras para evitar cair na pegadinha quando for marcar a alternativa.

Aplicando essas quatro dicas será muito mais simples para acertar mesmo as questões cujos enunciados te induzem ao erro.

E aí? Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário!

Clique aqui para acessar cursos para potencializar seus estudos.
Confira Estudos: 5 dicas infalíveis para melhorar seu rendimento nos estudos.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/tres-tecnicas-praticas-de-memorizacao-para-concursos-publicos/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.