Concursos: 3 passos para aproveitar melhor o estudo online

O estudo online é uma realidade para a maioria dos concurseiros, sobretudo em tempos de pandemia. Com boa parte dos cursinhos funcionando de forma remota, até quem gosta de aulas presenciais precisou se adaptar.

Desse modo, tornou-se um desafio e tanto conseguir se organizar para estudar 100% online. Afinal, como ter um compromisso consigo mesmo?

Bom, o primeiro conselho é ter sempre em mente o objetivo final. Ou seja, pensar no porquê você estar estudando para concursos. Onde você quer chegar com isso.

Os outros passos para ter sucesso no estudo online, entretanto, têm a ver com a disciplina e organização. Confira a seguir os quatro principais.

1 – Escolha os melhores horários

Há concurseiros que se programam para estudar horas demais, sem nem pensar se estarão realmente disponíveis para isso. Afinal, a vida possui diversos pilares além dos estudos. Organize-se com sua família, seu trabalho e posteriormente monte um cronograma real, tentando valorizar a sua agenda voltada para o aprendizado.

É importante colocar o estudo para concursos como uma prioridade na hora de elaborar o planejamento. Claro, sem que isso afete a estrutura de sua família, como o cuidado com os filhos, por exemplo. Ou então que prejudique você no trabalho que pode ser o seu ‘ganha pão’ até conquistar a vaga no serviço público.

Sendo assim, procure ser o mais justo possível, mas dando o seu melhor na inclusão dos estudos praticamente todos os dias da semana.

2 – Seja fiel ao seu planejamento de estudos

Assim que você planejar todos os horários, siga-o fielmente. Mas saiba que isso somente será possível mesmo se você tiver pensado no que exaltamos no tópico anterior.

Caso o seu cronograma seja maçante demais, prejudique muito a sua rotina no dia a dia a ponto de afetar o bem-estar de pessoas a sua volta e a sua saúde, por exemplo, não vai dar certo.

Esse ponto resolvido, você deve procurar ser o mais constante possível e acompanhar seus resultados. Não se esqueça também de pedir apoio para os familiares nesse momento, afinal, você estudará online e precisará de um local adequado, silêncio e compreensão.

3 – Prefira materiais offline para estudar

Bom, se tratando de estudo online, pode ser difícil ficar desconectado. Entretanto, quando você achar que está ficando muito desfocado por estar imerso no mundo da internet – tipo abrindo páginas demais e se enveredando para sites de outros assuntos, por exemplo – experimente estudar em casa offline.

Ou seja, os PDFs todos com os materiais de estudo podem ser baixados em seu computador, tablet ou kindle para você ler sem a conexão com a web. Pode ser um incentivo para que você não acesse as redes sociais também, assim como se perceba no Youtube asstindo qualquer vídeo que não tenha relação com seu certame.


E então, será que essas dicas valerão a pena para você?

Não deixe de ler também – 5 estratégias para planejar o estudo para concursos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.