Concursos: Como preparar a mente para os estudos

Às vezes, podemos ficar tão envolvidos no estresse e nas preocupações de nossas vidas pessoais que nossas mentes se tornam confusas demais para funcionar de maneira eficaz. Entretanto, isso pode causar efeitos super negativos em quem estuda para concursos. Afinal, tratam-se de provas que exigem muito preparo psicológico, além de tudo.

Mas isso é fato: depois de horas lendo e estudando, nosso cérebro pode travar em um estado de sobrecarga. Em uma situação estressante, muitas vezes é necessário limpar sua mente completamente para permitir que seu cérebro se refresque e recalibre todas as suas funções.

Experimente as dicas a seguir se você acha que seu cérebro travou de tanto ficar ansioso durante seus estudos!

1. Reserve pelo menos cinco minutos para o silêncio total

Se você está tenso ao estudar, veja se consegue abaixar a cabeça em algum lugar ou encontrar uma sala vazia ou um espaço silencioso. Se necessário, defina um alarme de relógio (ou celular) ou peça para alguém para lhe dar um tapinha no ombro em um horário determinado para que você faça isso sempre.

2. Pense em uma época que o coloca em estado de paz

Essa época será diferente para pessoas diferentes. Você já se sentou na praia observando as ondas entrarem e percebeu que “perdeu o controle” por um tempo? Esse é o tipo de experiência que você está procurando. Outras experiências que nos fazem perder a cabeça podem ser:

  • Sentado no escuro e olhando para a lua
  • Deitado na cama tarde da noite ouvindo boa música
  • Deitado no chão / gramado vendo as nuvens passarem
  • Tomando um sorvete saboroso que lembra a infância

3. Energize o seu corpo

Lembre-se de que a hora de descanso entre os estudos de cochilar. O objetivo aqui é rejuvenescer seu cérebro. Depois de cinco ou dez minutos de tempo de limpeza, dê uma caminhada rápida ou beba um pouco de água para reenergizar sua mente e corpo.

Fique relaxado e resista ao impulso de pensar sobre as coisas que estão estressando você ou obstruindo seu cérebro. Não deixe seu cérebro voltar a congelar.

E então, gostou das dicas para limpar a sua mente e se preparar para os próximos concursos? Outra ideia: Milagre da Manhã: Será que o método dá certo para os concurseiros?

Deixe abaixo a sua sugestão de como melhorar os estudos também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.