Concurso Público: Como escolher o melhor para você

Os concursos públicos ainda são uma das melhores opções para ingressar no mercado de trabalho, de modo que muitos almejam passar em um concurso. Para aqueles que já estão acostumados a acompanhar o lançamento de editais há maior facilidade na escolha do concurso a prestar. No entanto, para os concurseiros iniciantes, qual concurso escolher é um grande dilema, principalmente porque as áreas são diversas. 

Pensando nisso, apresentamos abaixo alguns pontos a considerar na sua escolha. Confira as nossas dicas!

Pesquise as áreas

Em primeiro lugar, conhecer bem cada uma das áreas é crucial. Cada área tem as suas especificidades, bem como cargos e salários distintos. Desse modo, buscar conhecer mais sobre as áreas deve ser prioridade ao escolher um concurso para prestar. Há áreas muito distintas de concursos, como a fiscal, a bancária, a policial, a judicial e a de educação, por exemplo. Cabe ao concurseiro avaliar com qual delas melhor se identifica e qual apresenta os melhores planos de carreira de acordo com seu objetivo.

Lembre-se dos pré-requisitos

Outro ponto importante é analisar os pré-requisitos e as regras dos editais na área que você escolheu. Alguns cargos, por exemplo, exigem o ensino superior como nível de escolaridade. Enquanto a área jurídica exige formação em direito, concursos na área de educação exigem cursos de pedagogia ou cursos de licenciatura específicos. Desse modo, não adianta escolher prestar um concurso para o qual não tem a qualificação necessária para assumir o cargo.

Analise os cargos de cada concurso

Por fim, avalie os cargos ofertados. Além de analisar as regras e pré-requisitos, busque saber quais são as atividades que você desenvolverá naquele cargo, caso consiga a sua aprovação. Pense em que tipo de rotina de trabalho você terá em cada cargo, que tipo de trabalho desenvolverá. Isso é fundamental para escolher uma função que combine melhor com o seu perfil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Vestibular: Saiba como usar a nota do Enem em universidades do exterior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.