Concurso PM: O que geralmente reprova no exame médico?

Há algumas diretrizes que são avaliadas no exame médico para concursos da Polícia Militar. E entre elas existem casos que podem causar a eliminação de candidatos

A preparação para um concurso PM envolve estar em dia com a saúde. O exame médico é uma das etapas mais temidas pelos candidatos, pois também tem caráter eliminatório.

A primeira coisa que deve-se saber é que cada Estado possui regras para o seu certame da PM. Portanto, antes de qualquer atitude, é preciso destrinchar tudo o que está contido no edital.

Não se informar por meio de edital é um dos principais erros de quem irá participar do concurso PM ou qualquer outro. Ainda mais quando se tem outras etapas além da prova de múltipla escolha e redação.

Partes práticas de concursos costumam ter muitas especificações e exceções, além disso, passam por modificações constantes. Então, a saída é realmente ficar de olho sobre o que cada edital dispõe. Esteja bem atualizado quanto a isso para não correr riscos de última hora.

Parâmetros do exame médico do concurso PM

Há algumas diretrizes que são avaliadas no exame médico para concursos da Polícia Militar. E entre elas existem casos que podem causar a eliminação de candidatos.

Conforme falamos, tudo depende de cada edital. Mas selecionamos algumas informações em cada etapa do exame.

Avaliação de Clínico Geral

O Índice de Massa Corpórea (IMC), cálculo relacionado à altura e peso. pode ser eliminatório.

O avaliador verá se o candidato está dentro do padrão recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Nesse caso, o IMC deve estar entre 18 e 25.

Cicatrizes em decorrência de cirurgias podem causar a reprovação.

Avaliação oftalmológica

Candidatos que utilizam óculos ou lentes devem ir ao exame médico do concurso PM com esses materiais. No entanto, eles serão examinados também sem o uso deles.

No exame sem óculos ou lente o candidato pode ter grau 1,5 no total, podendo ter visão mínima de 0,7 grau em cada olho separadamente ou apresentar visão de 1,0 grau em um olho e no outro no mínimo 0,5 grau.

Com lente ou óculos, o examinado pode ter até 2,5, sendo 1,5 em cada olho separadamente.

Avaliação otorrinolaringológica

É feita a avaliação de perda auditiva e possível desvio de septo.

Para o caso do desvio de septo, há como procurar correções antes de realizar o concurso PM.

Avaliação odontológica

O cálculo é simples: o candidato deve ter, no mínimo, 20 dentes naturais ou artificiais. Também é obrigatório ter quatro dentes caninos e oito dentes pré-molares ou molares.

Além disso, não pode possuir cáries. Então, vale a pena procurar tratamento dentário antes da realização do exame.

Também conta a realização de um exame toxicológico, que na verdade faz parte do processo disciplinar da Polícia Militar durante toda a carreira.

Leia também: Concursos militares: Como se preparar para o Teste de Aptidão Física (TAF)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.