Concurseiros: 5 dicas de como agir no dia do concurso + Bônus

O dia da prova sempre gera bastante ansiedade e demais sensações. Saiba como passar por elas e se dar bem!

Ansiedade, nervosismo, desespero, queda de autoestima e confiança. Todos esses são sentimentos que afloram no dia do concurso público.

Ainda que você tenha se preparado bastante, esteja com os estudos em dia e buscou se tranquilizar ao máximo na última semana, é comum que no dia do concurso toda essa calma vá por água abaixo.

Para que todo o seu esforço valha a pena, portanto, é importante evitar que sensações negativas prejudiquem o desempenho durante a prova.

Afinal, há muitos e muitos relatos de concurseiros que tiveram o seu melhor período de estudos, tinham tudo para gabaritar, mas na hora falta de preparo emocional tomou conta. Nesse momento, há quem acerte a questão, mas passe errado no gabarito, não consiga realizar contas básicas ou compreender um texto dinâmico.

Selecionamos algumas dicas que podem ajudar você a fugir de situações como essas.

Resolva questões fáceis primeiro

Essa é uma dica que sempre damos por aqui, válida para quem irá prestar vestibular e o ENEM também.

Priorizar aquelas questões que você considera mais fácil vai ajudar muito a aliviar as tensões. Comece por elas e depois vá passando para as mais complicadas. Você seguirá mais confiante.

Não revise questões já marcadas

Já resolveu uma questão e marcou a alternativa que acha correta? Então não retorne a ela tempos depois.

Muitos concurseiros acabam voltando a uma pergunta já marcada depois e horas de prova, com o cérebro mais cansado e sem fôlego para pensar novamente no mesmo problema. Confie em você e na resposta que deu quando a sua mente estava preparada para fazer determinada questão.

Valorize o preenchimento do gabarito

O preenchimento do gabarito é uma das partes mais importantes do dia do concurso público. Não adianta nada responder todas as questões certas, fazer as marcações no caderno, se na hora de passar para o gabarito não tiver atenção e trocar os campos, errar ou rasurar.

Preste bastante atenção nas respostas de cada questão, passe para o gabarito conferindo uma por uma. Além disso, não é indicado deixar essa tarefa para a última hora. Há muitos relatos de concurseiros que se atrapalham em questões dificílimas e ficam sem tempo para preencher o gabarito com calma.

Dê pausas para ir ao banheiro

É comum pensar que fazer pausas irá atrapalhar o desempenho. Porém, ir ao banheiro, caminhar um pouco e lavar o rosto pode ser muito benéfico para os concurseiros, sobretudo aqueles que tendem a ficar mais ansiosos no dia do concurso.

Quanto você perceber que está muito nervoso, não consegue raciocinar direito ou simplesmente quer espairecer um pouco para continuar a prova, peça para o fiscal para ir ao banheiro. Faça isso quantas vezes achar necessário.

Dicas bônus para o dia do concurso

Ah! Além dessas dicas principais, também trouxemos mas uma listinha básica que funciona muito bem para o dia do concurso. Veja só:

  • Tenha no bolso um remédio para dor de cabeça e/ou enjoo, por exemplo, para sanar possíveis desconfortos chatos durante a prova.
  • Come algo leve durante a prova. Não há necessidade de comer salgadinhos de queijo ou levar uma bolsa inteira de comida.
  • Chegue no local com antecedência. A correria no trajeto, caso saia atrasado, vai só deixar você mais ansioso, nervoso e às vezes gerar queda de desempenho.
  • Controle seu horário com um relógio de pulso analógico. Evita ter que ficar esperando o fiscal anotar na lousa a cada meia hora.
  • Não se esqueça jamais de levar seu documento com foto.

E então, que tal se preparar para o dia do concurso em breve? Diversos certames estão sendo adiados por conta da pandemia, mas logo todos retornarão à ativa. Estude o quanto antes para se destacar!

Leia também: Concurso público: 4 maiores vilões dos concurseiros

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.