Como tirar mais proveito das leituras

Ler é uma atividade fundamental para desenvolver o repertório e garantir sucesso nos estudos. Além disso, a leitura faz bem à saúde cerebral e é também é uma excelente opção de entretenimento. No entanto, conseguir se concentrar nem sempre é uma tarefa fácil. Mesmo tendo interesse pela obra, às vezes, é normal ficar desanimado durante o processo. Veja abaixo como manter o foco.

Dicas para tirar melhor proveito da leituras

Fuja de distrações

Primeiramente, fuja de distrações. Um dos principais obstáculos à concentração são os objetos que podem disputar sua atenção. Portanto, se afaste de tudo que possa distraí-lo durante o processo. Desligue a televisão, desative as notícias do celular e bloqueie aplicativos. Escolha um ambiente, isolado, silencioso, limpo e organizado e tenha sempre por perto uma garrafa de água. Evite interromper a leitura para conversar. Isso quebra a concentração e pode demorar bastante tempo para retomá-la.

Use suportes variados

Sempre que possível tente mudar o formato no qual está lendo. Talvez um e-book, ou um podcast possam ser uma boa opção. Ficar com a cara no livro é bastante cansativo e deixa o estudante entediado. Nesses casos, é preciso apostar em uma novidade.

Alterne entre as obras

Não leia apenas obras de um único gênero. Intercale livros de romance, poesias, ficção etc. Quanto mais disposto estiver para ler a história, mais fácil será ficar atento. Além disso, o momento se torna mais relaxante e prazeroso, então diversifique.

Controle seus pensamentos

Deixar a mente vagar durante a leitura é um erro comum. No entanto, é desafiador não se deixar levar por pensamentos, como um problema pessoal, ou uma mensagem não respondida. Essas pequenas intervenções do cérebro são muito prejudiciais ao desempenho. Por isso, mesmo que venha um pensamento a sua mente, tente ignorá-lo, pelo menos até finalizar o parágrafo que está lendo. Então, anote o que pensou, se for o caso, e retome a leitura.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda 5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.