Como se preparar para mais de um concurso

Para muitos brasileiros, os concursos públicos são as melhores portas de entrada no mercado de trabalho. Além de ofertar cargos com bons salários, a carreira pública costuma trazer maior estabilidade. Por isso, muitos concurseiros se dedicam a uma dura maratona de estudos. 

O ideal é se dedicar a apenas um concurso ou, ao menos, escolher uma só área. Escolher apenas um concurso e estudar adequadamente para ele é a melhor maneira de garantir bons resultados. No entanto, há concurseiros que decidem se preparar para mais de um concurso ao mesmo tempo. Veja dicas de como se organizar!

Fique de olho nos editais

Esperar o edital do concurso ser publicado para, então, começar a estudar é um erro, principalmente para aqueles que pretendem prestar mais de um concurso. Desse modo, confira os editais dos anos anteriores e comece a estudar a partir do conteúdo programático neles contidos. Mas não se esqueça de ficar de olho na publicação dos editais dos certames. Assim que forem publicados, leia os documentos atentamente. É importante anotar as principais informações dos editais separadamente para evitar confusões.

Não se esqueça das particularidades 

Os concursos costumam ter provas que se distinguem, seja em nível de dificuldade ou no tipo de questão, mesmo sendo de uma mesma área. Isso acontece porque a banca pode ser diferente e, com isso, o estilo da prova será diferente também. Nesse sentido, é interessante analisar provas de anos anteriores e avaliar o estilo da banca de cada concurso que você pretende prestar. 

Crie um cronograma de estudos e de datas importantes

Separar os cronogramas de estudo ajudará você a organizar melhor sua rotina. Se o concurso for na mesma área, isso será mais simples, pois não terá necessidade de se dedicar a mais de um conteúdo programático.

No entanto, se as áreas são distintas, o ideal é começar a estudar pelas disciplinas em comum e, posteriormente, partir para as matérias específicas. Nesse momento, ter um cronograma de estudos para cada concurso é o mais recomendado para manter a organização. Além disso, anote as datas importantes dos concursos, como prazo de inscrição, dia das provas, entre outros.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda 5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.