Como procurar emprego na quarentena

A forte crise econômica gerada pela pandemia da covid-19 foi a responsável pelo crescimento exponencial do índice de desemprego. Para seguir o protocolo de saúde estabelecido, muitas empresas precisaram fazer cortes no quadro de funcionários. Além disso, a restrição da circulação de pessoas interferiu nos lucros e rendimentos de diversos setores.

Mesmo com o home office, tem sido difícil para alguns brasileiros garantir renda suficiente para pagar as contas no final do mês. Além disso, o congelamento de processos seletivos e das contratações é outro desafio para aqueles que estão em busca de um novo emprego. No entanto, é importante não desanimar e se manter ativo e atento às oportunidades que possam surgir. Veja abaixo algumas dicas que podem ser bem úteis para conseguir um bom emprego na quarentena.

O que fazer?

Atualize o currículo

Em primeiro lugar, é crucial atualizar seu currículo. Caso a sua área de atuação solicite, elabore também um portfólio que apresente com detalhes os seus trabalhos e atividades mais importantes, pois um bom portfólio pode ajudar a conseguir um emprego na quarentena.

Mantenha a rede de contatos ativa

É importante ainda que o profissional mantenha o seu círculo social ativo quando se está em busca de uma vaga profissional. Quanto mais pessoas conhecer, maior a chance de ficar sabendo de uma oportunidade, ou de ser indicado por um colega. Portando, amplie suas conexões.

Esteja presente nas rede sociais

Participe de grupos, fóruns, blogs e páginas sobre empregos. Além disso, alimente suas redes sociais com informação sobre sua carreira e suas habilidades e competências profissionais. Sempre que possível, compartilhe conteúdos relevantes e fique atento a sua postura e a natureza de suas postagens. Por fim, use sempre imagens modestas, que transmitem uma ideia real de sua aparência. Muitas empresas costumam analisar o perfil social de um candidato antes de firmar contrato.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.