Como fazer uma prova de concurso público impecável? Confira!

Antes de uma prova importante, é normal o sentimento de nervosismo e inquietação vir à tona, mas não adianta se desesperar. Já sabemos que para uma boa nota é preciso possuir conhecimento amplo sobre o conteúdo que será aplicado. Mas de que adianta possuirmos uma boa base de conteúdo, se no momento crucial da realização da prova, ficamos nervosos a ponto de ter o famoso “branco”? Vou dar algumas dicas de como você pode realizar uma prova de forma calma, centrada, podendo assim garantir uma boa nota.

1- Esteja concentrado.

Procure manter a concentração já ao entrar na sala onde será desenvolvida a prova. Elimine pensamentos que não seja sobre o conteúdo, mantendo acima de tudo a calma.

2- Certifique-se de possuir os materiais necessários para a prova.

Sempre leve consigo dois de cada material necessário para a realização da prova, afinal imprevistos acontecem e é melhor você estar preparado, então, uma caneta, um lápis e uma borracha extra, nunca é demais.

3- Leia a prova no mínimo 2 vezes.

Quando você inicia uma leitura, realizando-a de forma calma e repetindo-a mais de uma vez, diminui muito a chance de uma interpretação errada. É necessário ler atentamente cada pergunta e texto presentes na prova varias vezes, podendo sanar assim duvidas referentes a algum termo ou palavra, que não seja do seu conhecimento e que não esteja relacionado ao conteúdo.

Veja também: Como conciliar o trabalho com os estudos? Confira!

4- Tenha certeza antes de assinalar alguma alternativa.

Não responda por impulso, sempre leia todas as alternativas até o final, muitas vezes deixamos passar despercebidos alguma informação que define se a alternativa é correta ou não. Se você não possui total certeza sobre uma alternativa, não assinale, é melhor pontuar parcialmente, do que zerar a questão.

5- Seja objetivo

A famosa prática de “encher linguiça” é algo que prejudica muito a pontuação em uma prova. Ao responder perguntas dissertativas procure ser claro e objetivo, passando para o papel somente aquilo que o conteúdo traz, sem invenções ou redundâncias.

Confira: Como estudar para concursos públicos antes de sair seu edital? Confira!

6- Não use gírias

Ao realizar uma prova, procure responder da forma mais técnica e formal possível, para poder transmitir para o professor na hora da correção que você possui total domínio do conteúdo.

7- Deixe tempo hábil para o preenchimento do gabarito.

Algumas provas exigem o preenchimento de um gabarito, certifique que o tempo reservado para o preenchimento seja suficiente, pois ele é o elemento decisivo para a finalização de sua prova, sempre observe as orientações de como preenchimento deve ser realizado. Não devemos temer ou não gostar de realizar uma prova, precisamos visualiza-la como uma confirmação de que somos capazes de transmitir o conteúdo que aprendemos. Aplicando essas dicas, aliadas a uma boa base de conhecimento, se torna mais fácil à realização da prova, porem é muito importante que haja uma preparação antes de realiza-la. Para que você se sinta confiante, relaxado e apto para a realização dela, uma boa noite de sono, boa alimentação, disciplina e organização na hora de estudar são fatores que te possibilita a desenvolver um bom desempenho.

Comentários estão fechados.