Como fazer um discurso improvisado

Um discurso improvisado é aquele que você tem que fazer sem muito tempo para se preparar. Na vida, isso pode acontecer quando você participa de eventos especiais, como casamentos ou comemorações.

No âmbito acadêmico, os professores usam discursos improvisados como tarefas de casa para ajudá-lo a desenvolver habilidades de comunicação e a se preparar para as surpresas da vida futura.

Embora possa parecer um truque cruel do ponto de vista do aluno, na verdade aumenta a confiança e é uma ótima preparação para a vida.

Raramente você será solicitado a se levantar e fazer um discurso sem aviso e sem tempo para organizar seus pensamentos. Isso seria incomum na sala de aula, a menos que o professor estivesse tentando fazer uma observação sobre a importância da preparação.

Discurso de última hora

Em algum momento de sua vida, no entanto, você pode ser solicitado a falar sem aviso prévio. Existem algumas coisas que você pode fazer para evitar o pânico e o constrangimento.

  1. Pegue uma caneta e um pedaço de papel. Se você tiver alguns minutos antes do início do discurso, pegue um utensílio de escrita e algo para escrever, seja um guardanapo, envelope ou o verso de um recibo que você tenha em mãos e anote algumas ideias .
  2. Destaque alguns pontos interessantes ou significativos. Lembre-se de que seu discurso improvisado não precisa ser longo. Um fato pouco conhecido sobre discursos eficazes é que se você começar com uma boa fala e depois terminar com um soco realmente bom, o discurso será percebido como um sucesso total. Portanto, os marcadores de início e fim são críticos.
  3. Tente memorizar os pontos-chave. Se você tiver tempo antes de seu discurso, crie um esboço dos principais temas ou pontos e grave-o na memória com um truque de memorização, como uma sigla. Não tente se lembrar de todo o discurso em detalhes como este; apenas lembre-se de pontos importantes.
  4. Existe um velho truque que os políticos usam quando são entrevistados na TV e, quando você perceber isso, poderá usá-lo sozinho. Eles pensam em perguntas com antecedência (ou tópicos a serem discutidos), preparam alguns pontos para discussão e falam sobre eles, independentemente do tópico ou da pergunta que recebem. Este é um truque útil quando você está enfrentando uma pergunta difícil ou é solicitado a discutir um tópico com o qual não está familiarizado.
  5. Lembre-se de que você está no comando desse tempo. Seu objetivo é entregar uma conversa unilateral, de improviso, para que você esteja no controle total. Relaxe e faça do seu jeito. Se você quiser tornar esta história engraçada sobre seu irmãozinho chato que sempre o incomoda na hora do dever de casa, faça isso. Todos irão aplaudir seu esforço.
  6. Sinta-se à vontade para reconhecer que não se preparou para um discurso. Se você estiver falando na frente de amigos ou familiares, pode aliviar seu nervosismo ao expressar sua falta de preparação. Isso não deve ser uma tentativa de angariar piedade, mas sim uma maneira de colocar você e seu público à vontade. Em seguida, respire fundo antes de começar a falar. Separe o público ou escolha alguém específico para se concentrar, o que deixar você mais confortável.
  7. Comece com sua frase introdutória, elabore e, em seguida, comece a trabalhar para chegar à frase final. Preencha o espaço do meio com tantos pontos quanto possível, elaborando em cada um conforme avança.
  8. Ao proferir seu discurso, concentre-se na dicção e no tom. Se você está pensando nisso, não pensará nos olhos que o observam. Sua mente não consegue pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, então pense em respirar, enunciar suas palavras e controlar seu tom, e você terá mais controle.

E então, gostou de conhecer mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Como elaborar um discurso? Confira 3 três etapas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.