Como estudar para provas de filosofia

No mundo real, a coisa mais importante a lembrar é estudar para a prova de filosofia de forma ativa, em vez de passiva. O que isso significa? O estudo passivo é onde você examina suas anotações de aula, anotações tiradas de livros. Há pesquisas que mostram a ineficácia disso, sobretudo ao estudar assuntos filosóficos.

Veja abaixo algumas dicas para se dar bem nas provas de filosofia.

Escreva ensaios práticos

Este é provavelmente o exercício mais valioso que você pode fazer. Escrever sob condições de prova – limites de tempo e sem anotações – força você a organizar o que sabe, fortalece sua capacidade de lembrar detalhes (definições, argumentos, objeções, etc.) e muitas vezes apresenta pensamentos originais seus de que você pode acabar inclusive se você escrever sobre o mesmo tópico na prova.

A maioria dos professores deve ser capaz e estar disposta a fornecer exemplos de perguntas que você pode usar para esse fim.

Logo após, leia

Antes de escrever um ensaio prático, você naturalmente precisará se preparar, estudando o material relevante. Mas fazer esse tipo de estudo focado e proposital é muito melhor do que apenas escanear muitas páginas de notas e textos e esperar que alguns deles grudem.

Pense em seus próprios exemplos para ilustrar pontos abstratos

Por exemplo, se você estiver escrevendo sobre como os utilitaristas podem estar dispostos a sacrificar os direitos individuais para promover a maior felicidade do maior número de pessoas, você pode pensar em um grupo de espiões que estão espionando alguém no chuveiro.

É muito mais fácil lembrar exemplos concretos do que princípios abstratos; mas, assim que o fizer, provavelmente achará fácil lembrar o ponto teórico que os exemplos estão apresentando. Quem quer que esteja lendo o ensaio também pode lhe dar crédito se você usar exemplos ilustrativos originais: ele mostra que você realmente entende o que está falando e não apenas repete sem pensar o que outra pessoa disse.

Pratique fazendo contornos

Depois de escrever um ensaio prático e de ter todo o material em mente, faça um esboço para o ensaio que acabou de escrever, talvez com algumas melhorias. Novamente, isso ajudará a organizar seu pensamento e deve ajudar a melhorar sua capacidade de lembrar o material durante a prova.

Resultado na prova de filosofia

Os fundamentos mecânicos da preparação para qualquer final são praticamente os mesmos para todas as disciplinas: tenha uma boa noite de sono; coma um bom café da manhã (ou almoço) para que seu cérebro esteja abastecido; certifique-se de ter uma caneta sobressalente. Algumas pessoas também acham que dormir com o livro debaixo do travesseiro ajuda. Os especialistas estão céticos sobre essa estratégia, mas, até o momento, sua ineficácia nunca teve uma prova real.

E então, gostou das dicas?

Não deixe de ler também – Sócrates: Entenda sua importância para filosofia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.