Como Estudar Inglês para Concursos?

Se deparou com um edital que exige língua estrangeira? Não sabe nada de inglês? Calma que iremos te ajudar!

Alguns editais de concursos públicos estão solicitando conhecimentos de inglês ou espanhol dos candidatos.

E esses conhecimentos muitas vezes são o diferencial que garante quem será aprovado. Alguns candidatos até mesmo sentem receio de se aventurar nos estudos de um idioma com o qual nunca teve contato e deixam de se inscrever em alguns editais por isso.

Mas esse é um dos grandes erros dos candidatos: o inglês de cursos de idiomas é diferente do inglês cobrado em provas de concursos públicos. E, portanto, dá tempo sim de aprender tudo que você precisa para alcançar sua aprovação!

Dicas para Estudar Inglês de Concursos:

  1. Conheça a banca

Conhecer a banca é extremamente importante para que você saiba como o assunto será exigido.

Cada banca utiliza um estilo de cobrança do conteúdo, e até mesmo de pegadinhas na prova. Por isso, conhecer este padrão é extremamente importante para que você esteja devidamente preparado para o tipo de questão que irá aparecer na prova.

Resolva as questões das provas anteriores, assim você saberá como a língua estrangeira é exigida, se a banca prefere cobrar questões gramaticais ou questões interpretativas.

Sabendo disso você poderá traçar melhores estratégias de estudos.

  1. Conheça os termos técnicos

Nas provas de idiomas de concursos, normalmente as bancas utilizam termos técnicos referentes à área de atuação do profissional.

Portanto, procure conhecer esses termos, para que você não tenha dificuldades com as questões em que eles possam aparecer.

  1. Leia conteúdo do seu interesse em inglês

Para compreender a prova você precisará de vocabulário, portanto, leia diariamente conteúdos de seu interesse e procure anotar palavras novas e seus significados. Assim, você irá perceber quais são as palavras mais recorrentes em textos e compreender o que elas significam.

Quanto mais você exercita a leitura em inglês mais fácil será compreender os textos da sua prova.

  1. Quando estiver fazendo a prova, leia primeiro as alternativas

Quando você lê primeiro as alternativas poderá procurar por palavras parecidas no texto que acompanha o enunciado. Dessa forma ficará mais fácil localizar a resposta correta.

Além disso, você estará ganhando tempo de prova ao otimizar a leitura, porque muitas vezes ao ler primeiro o texto e não compreender ele por completo o candidato se desestabiliza emocionalmente.

O inglês de prova é diferente do inglês de curso de idiomas, e muitas vezes pessoas fluentes em inglês não conseguem ter a interpretação necessária para realizar uma prova de concurso.

Por isso, mesmo que você não fale uma palavra sequer em inglês, mas resolveu fazer um concurso e precisa estudar, não se desespere! Estude o inglês instrumental e aproveite nossas dicas.

Assim, você irá conseguir otimizar seus estudos e poderá realizar sua prova com mais segurança e certeza de que deu o seu melhor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.