Como cuidar da saúde para a volta às aulas

Aos poucos os governos municipais e estaduais vêm autorizando o retorno das aulas presenciais. Essa volta parcial das atividades acadêmicas tem gerado muitas dúvidas nos estudantes que se perguntam o que fazer para se preparar para as aulas neste novo contexto.

A principal novidade são os protocolos que fazem parte das medidas preventivas contra a covid-19, além do uso do álcool em gel e da máscara. No entanto, há alguns outros cuidados necessários. É importante não negligenciar a saúde física e mental, e associar os protocolos de segurança a uma rotina mais saudável e equilibrada.

Nesse sentido, veja algumas dicas que podem ajudar a cuidar da sua saúde e ficar preparado para a volta às aulas.

Não se cobre tanto

A auto cobrança excessiva é prejudicial ao desempenho estudantil. É preciso reconhecer as limitações pessoais e o contexto atípico que vivemos. A pressão que já seria difícil em um momento normal, agora se apresenta de maneira ainda mais violenta. Portanto, apesar da ansiedade, é preciso encontrar estratégias para lidar do melhor modo com o novo contexto.

Mantenha uma boa rotina de sono

Os especialistas em saúde afirmam que dormir é uma etapa crucial para o aprendizado. É durante o sono que o conteúdo lido é fixado e armazenado no cérebro, consolidado assim as informações. Por isso, crie um cronograma e estabeleça dia e horário para se dedicar aos estudos. Lembre-se também de manter uma rotina de pelo menos 8 horas diárias de descanso.

Não abra mão do uso do álcool gel

Essa tem sido uma das recomendações mais repetidas nos últimos meses, pois o álcool em gel é um produto importante para a higienização da superfície de contato coletivo. Isso evita maior propagação do vírus, protegendo assim toda a população.

Esteja atento a sintomas emocionais

O isolamento com certeza provoca uma confusão de sentimentos que muitas vezes resultam em estresse e ansiedade. Tentar perceber e entender suas emoções nesse período é a chave para conseguir manter o bem estar e a saúde do seu psicológico agora e quando as aulas voltarem.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.