Como criar métodos ou plano de estudo para concurso público? Veja!

Em tudo que fazemos na vida deve haver uma preparação anteriormente. E para ter tal preparo tem de criar um plano de estudo, só assim será possível conseguir ênfase nas provas que será feita.

O concurso é um importante método de atingir o sucesso na sua área de trabalho, independente de qual seja. É a partir dele que você conseguirá melhorar sua vida e conquistar seus objetivos.

O fato é que nem sempre é fácil ser aprovado em um concurso. Muitas vezes o motivo desta frustração é só a falta de um plano de estudos direcionada corretamente para o concurso em foco.

Então para que você monte um excelente plano focado nos seus estudos, siga todos os passos, nos quais serão apresentados a seguir. Desta forma sua prova ficará mais fácil de ser respondida.

Calcule suas horas disponíveis.

Quando se fala em estudar, tem de saber as horas disponíveis para executar tal atividade. Então, pare por alguns minutos e analise direito quantas horas você tem disponíveis para estudar diariamente. Este é um ponto muito importante para ser cumprido, pois ficará muito mais fácil de planejar seu estudo, junto ao seu tempo disponível.

Confira: Como estudar para concursos públicos antes de sair seu edital? Confira!

Após saber seu horário livre, siga os seguintes passos:

Divida essas horas: Várias matérias serão estudadas até o dia da prova chegar. Portanto, faça uma divisão exata para cada matéria. Por exemplo, se você tem quatro horas diárias livres, separe duas para uma matéria e as outras duas restantes para outra matéria. Dessa forma será mais simples de estudar e muito eficaz.

Duas matérias por dia: Diariamente será de bom tamanho estudar apenas duas matérias por dia. Apenas duas matérias diferentes diariamente será o suficiente para um bom plano de estudo, pois assim não encherá muito sua mente com assuntos diferentes e sim manterá seu conhecimento nas matérias estudadas. Use os dias da semana para criar um bom plano de estudo A semana passa rápida demais e você não pode se perder nos estudos. Então planeje o que será estudado em cada dia da semana.

Na segunda-feira: A segunda é um dia que poucos gostam, já que veio seguida de um final de semana de descanso e lazer. Por este motivo, não é bom puxar muito, pois pouco será produtivo. Então, escolha duas matérias que você goste e revise-as na segunda- feira.

De terça até a sexta-feira: É a partir da terça que a semana tem de ser puxada de verdade. Depois de ter se adaptado com a segunda é hora de estudar para valer. De terça até sexta-feira será um pouco diferente da segunda-feira. A primeira matéria a ser estudada deve ser uma que você menos goste e a segunda uma matéria que seja agradável de você estudar.

Veja também: Como conciliar o trabalho com os estudos? Confira!

Dê pausas: Pare por dez ou quinze minutos a cada duas ou três horas de estudo.

Associe estas ideias ao edital: Após tudo isso leia no edital quais são as principais matérias que serão exigidas na prova e adapte seu estudo a elas. Pronto, depois de seguir todos estes passos você tem um plano de estudo. A última dica é nunca se esquecer do descanso, apesar de não ter que exagerar nele, tem de haver um tempo para ele.

Comentários estão fechados.