Como conciliar estudo e trabalho

A vida de quem estuda ou trabalha é tomada por uma série de demandas. A situação se agrava quando surge necessidade de conciliar ambas obrigações. Tanto a trabalho como o estudo exigem foco, esforço e geralmente, muitas horas de dedicação. 

A boa notícia é que é, embora seja difícil, é possível ter um bom desempenho nessas atividades do dia a dia. Algumas mudanças de hábitos simples podem ser eficientes nesse sentido. 

O que fazer?

Primeiramente, tenha organização. Como terá muitas tarefas para executar ao mesmo tempo, é importante ter uma agenda com a ordem de prioridades. Anote também a quantidade de páginas ou de capítulos que pretende ler por dia e as datas dos trabalhos avaliações importantes. Isso vai te ajudar a não esquecer de nenhuma atividade.

Aproveite os intervalos de deslocamento. Muitas vezes, na rotina caótica da cidade grande, é comum gastar bastante tempo no trânsito. Veja nisso uma oportunidade de colocar alguns conteúdos em dia. Você pode ler algum livro, ou assistir uma videoaula enquanto se desloca de um lugar para outro. Caso prefira, pode também recorrer a podcasts ou áudios.

Além disso, lembre-se que talvez tenha de abrir mão de algum tempo livre até conseguir alcançar seu objetivo. Abandone hábitos superficiais, como ver TV por muito tempo o passar horas em mídias sociais. Porém, não deixe de lado o descanso e o entretenimento.

Saiba se adaptar aos imprevistos. Nem sempre você irá conseguir estudar todas as horas que planejou ou trabalhar do jeito que queria. Nesses casos o importante é ter equilíbrio e avaliar quais opções estão ao seu alcance naquele momento.

Por fim, estabeleça metas realistas. Leve em conta seu ritmo de aprendizagem, sua saúde, suas prioridades, e não queira abraçar o mundo. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo, ao invés de agilizar, pode comprometer a produtividade e afetar negativamente o seu desempenho.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais dicas.
Leia também Mentoria Estudantil: Saiba o que é e quais são as suas vantagens.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.