Como começar a estudar para o ENEM?

Como começar a estudar para a prova do ENEM?

Se você optou por estudar sozinho para a prova do ENEM, provavelmente estará se perguntando por onde deve começar a estudar.

É claro que existem algumas dicas que podem te ajudar nessa primeira etapa. O artigo de hoje vai tratar justamente sobre isso.

Leia o edital do ENEM

Toda vez que você decidir começar a estudar para alguma coisa, o primeiro passo é sempre ler o edital. E em relação ao ENEM isso não é diferente.

No edital, você encontra todas as informações que você precisa saber para a prova. Quando são as provas? Quando é a inscrição? Quais as matérias cobradas? Como é feita a avaliação?

Dessa forma, o seu primeiro passo deve ser ler o edital. Lendo o edital você irá, por exemplo, entender como funciona o TRI, método utilizado pelo ENEM para atribuir as notas dos candidatos.

Como você vai estudar?

Defina o seu método de estudos. Quais materiais serão utilizados? Quais plataformas? Quais livros?

É muito importante montar um cronograma também, para que seu estudo fique mais organizado e você consiga estudar toda a matéria que será cobrada na prova.

Crie um rotina

Criar uma rotina é muito importante para aqueles que querem estudar sozinhos e em casa para o ENEM.

Defina um horário de estudos fixo e um horário de descanso fixo também. Assim, você e o seu cérebro estarão acostumados a um certo período, melhorando o seu desempenho.

Além disso, se você seguir uma rotina, todos aqueles que vivem com você saberão quais são os seus horários de estudo e os seus horários de descanso e, dessa forma, a convivência entre vocês poderá ser muito mais harmoniosa.

Não se esqueça da redação

A redação é uma parte muito importante da redação do ENEM. Quando iniciar seus estudos para a prova, você deverá estudar, além das matérias convencionais cobradas também em outros vestibulares e provas nacionais, a estrutura da redação. Estude também como ela será corrigida (critérios) e o que a banca espera do seu texto.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.