Como colocar repertório na sua redação?

A importância do repertório

Você sabe a importância de se adicionar repertório à sua redação?

O repertório é de suma importância para enriquecer o seu texto. A sua relevância é tanta que ele se tornou até mesmo uma competência da redação do ENEM.

Isso mesmo, se você deixar de usar repertório, perderá pontos no seu texto.

O repertório socioprodutivo

O repertório que deve ser inserido dentro das redações de concursos e de vestibulares é denominado socioprodutivo. Isso porque ele deve ter alguma ligação com o problema que você está trazendo no seu texto e também se refletir na sociedade.

Ligação do repertório com o tema

O seu repertório deve obrigatoriamente estar ligado ao tema da sua redação. Se o seu repertório estiver desconectado do resto das linhas e dos parágrafos, você com certeza poderá ser prejudicado.

Citações

Uma maneira muito efetiva de não correr o risco de não ter um repertório sempre à mão é guardar algumas citações.

Afinal, existe uma infinidade de temas que podem ser cobrados nessas provas. E não tem como você guardar um repertório para cada possível redação.

Assim, uma ótima dica é guardar alguns repertórios que podem ser usados em várias redações ao mesmo tempo. E as citações podem ser muito úteis nesse caso.

Guarde algumas citações de figurar importantes e que podem ser utilizadas em vários casos. Por exemplo: Aristóteles, Maquiavel, Immanuel Kant, entre muitos outros.

Como você pode observar, a maioria desses nomes é da filosofia ou da sociologia. Portanto, ao estudar essas disciplinas, já se atente a possíveis frases que podem ser usadas no seu texto.

Fatos Históricos

Os fatos históricos também podem ser usados como repertório na sua redação.

Por exemplo, se o tema da sua redação fizer referência a alguma coisa ligada a saúde (a pandemia do coronavírus pode ser um exemplo), você pode citar a Revolta da Vacina.

Assim, quando estiver estudando História, preste atenção em alguns fatos e acontecimentos que podem ajudar a sua redação.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.