COESÃO E COERÊNCIA: O que são e como usar em um texto?

Coesão e Coerência

Essas duas palavras são muito importantes, tanto para as questões de português de muitas provas nacionais, como também para a escrita de um texto.

Para escrever, por exemplo, uma boa redação do ENEM, é necessário saber utilizar muito bem esses dois termos.

Coesão: o que é?

A coesão textual é, basicamente, a harmonia entre as palavras e os períodos do texto. É a conexão dos mecanismos linguísticos utilizados.

Na redação, por exemplo, a coesão acontece por meio do uso de conectivos no início, no meio e no fim do texto. Sem essas pequenas conexões, as ideias do seu texto ficam “perdidas” e não irão fazer sentido para o corretor.

Dessa forma, para auxiliar na articulação textual, use conectivos variados entre períodos (frases do texto) e parágrafos, de acordo com a função da conexão (conclusão, exemplo, introdução, entre outros).

Coerência: o que é?

O domínio da coerência textual é muito importante para que um texto seja bem escrito ou para que uma pergunta aberta seja bem respondida.

A coerência está relacionada à construção do sentido de um texto e, além disso, ao entendimento das ideias propostas.

Basicamente, é a coerência que vai fazer a sua discussão ou argumentação fazer sentido para que, assim, o leitor possa compreender o que foi dito.

Vale ressaltar que a coerência é analisada em dois âmbitos: interno e externo. A coerência interna avalia a construção textual e a relação entre as partes do texto.

Já a coerência externa, por sua vez, observa se as ideias utilizadas estão de acordo com a realidade. Ou seja, se você escreveu ideias que têm sentido e que podem realmente ser aplicadas na prática. A coerência externa é muito importante principalmente para a redação do ENEM (mais especificamente, na conclusão).

Agora que você já sabe o que são esses termos e como usá-los, suas ideias serão expostas de uma maneira muito mais clara!

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.